domingo, 11 de dezembro de 2011

Workshop: Vagonite

Olá,
Eu sou Cora e hoje eu quero mostrar para vocês como se faz um ponto bem simples em vagonite. Embora o vagonite não seja tão popular quanto o ponto de cruz, ele é simples de fazer e o efeito fica muito bonito em qualquer trabalho.
Para começar vamos falar do tecido. O vagonite pode ser feito em étamine como vocês podem ver no meu post anterior “workshop: toalhinha bordada” ou no tecido próprio que também se chama vagonite. Você pode encontrar este tecido em várias cores nos melhores armarinhos.
O vagonite é o tecido que usarei neste exemplo.
Agora vamos ao bordado:
Neste bordado vamos iniciar formando 6 espaços. Note que contaremos o bordado por espaços e não por fios. Entre cada espaço você deve pegar um grupo de 3 fios como o exemplo da foto:

O próximo passo é subir 4 carreiras do pano e na mesma direção da última carreira abaixo fazer 1 espaço, ou seja, um grupo de fios de cada lado como na foto abaixo:

Em seguida volte para carreira anterior abaixo e crie mais 6 espaços e continue assim até a largura desejada.

Na próxima carreira você pode utilizar outra cor de linha. Aqui eu usei vermelho e vinho.
Você então vai proceder da mesma forma que a anterior e na parte de cima você deverá ir aumentando o número de espaços conforme as fotos:

Siga fazendo quantas carreiras quiser.

Para finalizar com um bico, note que a carreira deve sempre ser de número par. No exemplo abaixo, a carreira tem 4 espaços.
Desta forma você deve fazer 2 espaços:

Em seguida subir na altura desejada, fazer 1 espaço:

Finalizando como o outro lado:

Veja como ficou o efeito final:

Este tecido é trabalhado sempre da direita para a esquerda e apenas no lado direito do trabalho fazendo com que o avesso fique perfeito.
Para arrematar a linha você pode voltar pelos pontos anteriores e ficará perfeito. Não há perigo de desmanchar.

Esta é apenas uma possibilidade de ponto de vagonite para quem quer começar. Você encontra várias publicações no mercado ou também você pode usar a sua imaginação e criar belos pontos.
Abaixo está uma foto de um dos meus trabalhos. Veja como fica bonito. Para fazer o mesmo ponto em cima basta virar o pano.

Espero que tenham gostado.
Um abraço e belos trabalhos,
Cora

2 comentários:

  1. Sim, gostei!! Gostei não, amei!!! <3

    Coisa linda... post perfeito!!!

    Parabéns, e obgda por dividir essa beleza...

    bjo
    Verinha

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, que gentil :-)
    Bjs,
    Cora

Arquivo do blog