sábado, 23 de junho de 2012

Workshop: Sapatinho para bebê em tricô com barra picot

Olá,

Hoje eu quero mostrar um sapatinho em tricô com barrinha em picot super charmoso.

A receita é simples e o resultado fica bem bonito. Quem sabe você não se anima a fazer também!

Eu usei linha Bella rosa e agulha número 3 mas acho que em lã também fica lindo e ideal para o inverno que já está aí.

Sapatinho com barra picot

Montar 26 pontos e trabalhar 1 carreira em meia

Carr. 1: 1m, laç, 11m, (laç, 1m) 2 vezes, laç, 11m, laç, 1m

Carr 2: em meia tricotando as laçadas da carreira anterior por trás para não ficar buracos

Carr 3: 2m, laç, 11m, laç, 2m, laç, 3m, laç, 11m, laç, 2m

Carr 4: como a carr. 2

Carr. 5: 3m, laç, 11m (laç. 4m) 2 vezes, laç, 11m, laç, 3m

Carr. 6 : como a carr. 2

Carr. 7: 4m, laç, 11m, laç, 5m, laç, 6m, laç, 11m, laç, 4m

Carr. 8: como a carr. 2

Carr. 9: 5m, laç, 11m, (laç, 7m) 2 vezes, laç, 11m, laç, 5m

Carr. 10: em meia

Em seguida, começando com uma carreira em meia, trabalhe 7 carreiras em ponto meia (direito em meia, avesso em tricot).

Tricote então 3 carreiras em meia (direito e avesso em meia para formar cordões de tricot)

Modelando o peito do pé:

Carr. 1: 29 m, 1 mate simples (retirar 1 ponto sem fazer em meia, 1 meia, passar o ponto sem fazer sobre o ponto feito fazendo 1 diminuição), volte

Carr 2: passar 1 ponto sem fazer em tricot, 7t, 2pj em tricot, volte

Carr. 3: Passar 1 ponto sem fazer em m, 7m, 1 mate simples, volte

Repetir as carreiras 2 e 3 mais 5 vezes e então trabalhar a carreira 2 mais 1 vez.

Próxima carreira: passar 1 ponto sem fazer em m, 7 m, 1 mate simples,  meia até o final

Próxima carreira: 21 t, 2pj em tricot, tricot até o final

Em seguida faça 1 carreira em meia e 1 carreira em tricot

Comece  então a parte do tornozelo em barra 1/1:

Carr. 1: 1m *(1t, 1m)*
Carr. 2 : 1t *(1m, 1t)*
Repetir estas 2 carreiras 3 vezes e então trabalhar a carr. 1 mais uma vez.

Próxima carreira: trabalhe 17 pontos em barra 1/1, arremate 1 ponto, trabalhe os pontos restantes em barra 1/1

Agora você vai trabalhar apenas um dos lados do sapatinho (17 pontos). Se quiser pode colocar os outros pontos em um alfinete ou em outra agulha em espera.

(**) Tricote então 11 carreiras em barra 1/1 nos 17 pontos. Quando terminar corte a linha.
Levante 8 pontos na barra da parte central do trabalho, emende a linha, trabalhe estes 8 pontos em meia e os restantes em barra 1/1.

Comece a fazer o picot:

O picot é feito no mesmo momento do arremate.

Arremate 1 ponto em meia * volte o ponto arrematado de volta para a agulha esquerda, monte 2 pontos, arremate 4 pontos em meia*(**)

Siga ** até o final, arrematando e fazendo o picot ao mesmo tempo. Em seguida trabalhe da mesma forma nos pontos restantes que estão à espera  desde (**)

Costure o sapatinho e dobre a borda conforme a foto e está pronto!

Bjs e até a próxima!

4 comentários:

  1. tudo muito bonito,consigo fazer tudo,mas não sei montar o sapatinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é só costurar, não entendi a sua dúvida. Você já tentou fazer o sapatinho? Quando você fizer vai ver que ele tem um formato lógico que você só precisa fechar com a costura.

      Excluir
  2. Oi Licia , meu nome é Cleide M. Duarte, fiz o sapatinho até colocar os pontos (17 ) na agulha auxiliar, após, cortei a linha e não entendi como devo continuar, devo pegar os 17 pontos que deixei no alfinete em espera, fazer as onze carreiras com os 17 pontos e depois levantar os oito pontos no meio, fazer qtas carreiras em meia? e começar o picot? Ou fazer os 17 pontos em espera com os oito levantados? Fica um lado maior que o outro. Espero que vc tenha me entendido. Tb. faço parte do grupo doa-me um enxoval. Aguardo resposta. Meu email é doufe@uol.com.br. Obrigada