segunda-feira, 16 de julho de 2012

Workshop: Sapatinho fácil em tricot

Olá,

Hoje eu quero passar para vocês a receita de um sapatinho de duas cores em tricot que é bem fácil de fazer. É bom para você usar aquele restinho de lã ou linha ou quando você precisa fazer algo rápido para presentear.

Nesta receita você vai precisar montar pontos no início da carreira para fazer esta parte em cinza que prende o calcanhar. Para quem pode ter alguma dificuldade nesta parte, eu achei este vídeo que mostra exatamente como faz:

Este da foto já está na loja do Miau Atelier mas para você que quer fazer, segue a receita:

Sapatinho de 2 cores

(Você vai precisar de 2 alfinetes ou agulhas para colocar pontos à espera no início da receita. A receita é toda feita em ponto meia, no direito e avesso e calça meninos e meninas de 06 a 09 meses)

Com a cor da barra, neste exemplo o cinza, monte 39 pontos e tricote 1 carreira em meia. Corte a linha.

Carr. 1: coloque 14 pontos à espera, emende a segunda cor (neste caso o verde água) tricote 11 pontos em meia e coloque os 14 pontos restantes à espera.
Trabalhe 17 carreiras em meia nos 11 pontos que estão na agulha. Corte a linha

Carr. 2: Com o direito do trabalho virado para você, emende a linha nos primeiros 14 pontos à espera e os tricote em meia. Na lateral dos 11 pontos, levante 13 pontos e os tricote em meia também. Agora tricote os 11 pontos que estão na agulha em meia, levante mais 13 pontos na outra lateral e tricote em meia junto com os 14 pontos restantes que estavam à espera.

Você vai ficar com 65 pontos na agulha no total

Tricote 9 carreiras em meia nestes pontos

Próximas carreiras:

Carr. 3: *1m, 1 mate simples, 27 m, 2 pj em meia* repita ** mais 1 vez e termine com 1m

Carr. 4: em meia

Carr. 5: *1m, 1 mate simples, 25 m, 2 pj em meia* repita ** mais 1 vez e termine com 1m

Carr. 6: em meia

Carr. 7: *1m, 1 mate simples, 23 m, 2 pj em meia* repita ** mais 1 vez e termine com 1m

Carr.8: em meia

Carr. 9: *1m, 1 mate simples, 21 m, 2 pj em meia* repita ** mais 1 vez e termine com 1m

Carr. 10: em meia

Carr. 11: *1m, 1 mate simples, 19 m, 2 pj em meia* repita ** mais 1 vez e termine com 1m

Carr. 12: em meia

Arremate todos os pontos e costure o sapatinho.

Sapatinho direito

Na parte do calcanhar, tomando a costura como a parte central, levante 7 pontos de um lado, 1 ponto na costura e 7 pontos do outro lado - total de 15 pontos. Tricote 1 carreira em meia.**

Carr. 1: (lado direito) monte 3 pontos no início da carreira e tricote em meia todos os pontos até o fim.

Carr. 2: Monte 18 pontos no início da carreira e tricote todos os pontos em meia até o fim

Carr. 3: faça a casa do botão: Tricote 32 em meia, 1 laç, 2 pj em meia, 2 m.

Carr. 4 e 5 : em meia
Arremate

Sapatinho esquerdo

Faça como o sapatinho direito até **

Carr. 1: (lado direito) monte 18 pontos e tricote todos os pontos em meia até o final

Carr. 2: monte 3 pontos e tricote todos os pontos até o final

Carr. 3: faça a casa do botáo: Tricote 2m, 2 pj em m, laç, meia até o final

Carr. 4 e 5 : em meia
Arremate

Pronto, agora é só costurar os botões e rapidinho você tem um sapatinho simples e charmoso.

Um abraço e até a próxima!