segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Meia em tricô para bebê

Oi pessoal,

Uma meia para bebê que eu gostei muito do resultado e então vou compartilhar aqui com vocês.

A minha eu fiz com linha Bella porque aqui só faz calor mesmo..rs, acho que com lã também ficaria ótimo.

O cano da meia foi feito seguindo a receita original, com tranças:

 mas para quem quer um trabalho mais rápido acho que uma barra 1/1 também ficaria legal. 

Se você for fazer com tranças vai precisar de 1 agulha auxiliar. Você também vai precisar de 2 alfinetes para deixar pontos à espera. Como a meia é costurada você pode usar agulhas retas. Esta eu fiz com agulha 3,5.

Este tamanho é para bebês de 3 a 6 meses.

Segue então a receita:

Meia em tricô para bebês:

Abreviações
m: meia 
t: tricô
2pjm: 2 pontos juntos em meia
2pjmt: 2 pontos juntos em meia por trás (é só enfiar a agulha por trás nas duas malhas e trabalhar em meia)*
2pjt: 2 pontos juntos em tricô

Ponto com tranças

Trança: coloque 2 pontos à espera na frente do trabalho, 2 m, coloque os pontos à espera de volta na agulha e os trabalhe em meia

Carr. 1: 2 m *1 t, 4 m, 1 t, 2 m* Repetir **

Carr. 2: 2 t *1 m, 4 t, 1 m, 2 t*  Repetir **

Carr. 3: 2 m *1 t, trança, 1 t, 2 m* Repetir **

Carr. 4: igual a carr. 2 

Monte 42 pontos 

Trabalhe com o ponto com tranças por 2 vezes e repita mais uma vez as 3 primeiras carreiras. 

Agora você vai fazer a dobra da meia:

Carr.1: 4 m, *2 pjm, 6m* Repetir ** até os 6 últimos pontos, 2pjm, 4m. (37 pontos)

Carr. 2: * 2 t, 1 m , 1 t , 1 aumento (você vai fazer este aumento trabalhando o próximo ponto 2 vezes em tricô,  pela frente e por trás), 1 t, 1 m* Repetir ** (42 pontos)

Começando pela Carr.1 do ponto com tranças trabalhe mais 4 vezes e depois repita as 3 primeiras carreiras mais 1 vez.

Comece então as carreiras de diminuição:

Carr. 1: 2 t *1 m, 2 pjt, 2 pjt, 1 m, 2 t* Repetir ** (32 pontos)

Carr. 2: 3 m * 2 pjm, 6 m* até os últimos 5 pontos, 2 pjm, 3 m. (28 pontos)

Agora comece a modelar o calcanhar:

Carr. 1: 8 t e volte
Trabalhe mais 9 carreiras em ponto meia (meia no direito, avesso em tricô) apenas nestes 8 pontos

Comece então as diminuições ainda nestes 8 pontos:

Carr. 1: 2 t, 2 pjt, 1 t, volte
Carr. 2: passe 1 ponto sem fazer em m, 3 m, volte
Carr. 3: 3 t, 2 pjt, 1 t,volte
Carr. 4: passe 1 ponto sem fazer em meia, 4 m,volte
Carr. 5: 4 t, 2pjt

Corte a linha e deixe estes 5 pontos à espera em um alfinete.

Com o avesso virado para você, passe os próximos 12 pontos para outro alfinete e deixe à espera

Emende a linha e trabalhe então nos próximos 8 pontos. Faça uma carreira em tricot e depois mais 8 carreiras em meia.

Comece então as diminuições nestes 8 pontos:

Carr. 1: 2 m, 2pjmt*, 1 m, volte
Carr. 2: passe 1 ponto sem fazer, 3 t, volte
Carr. 3: 3 m, 2pjmt*, 1 m, volte
Carr. 4: passe 1 ponto sem fazer, 4 t, volte
Carr. 5: 4 m, 2pjmt*, volte
Carr. 6: passe 1 ponto sem fazer, 4 t

Comece então a modelar o peito do pé:

Próxima carr.: 5 m, levante 8 pontos no lado do calcanhar e trabalhe-os em meia, recoloque na agulha os 12 pontos à espera e trabalhe-os em meia, levante 8 pontos do outro lado do calcanhar e trabalhe-os em meia e por último recoloque os 5 pontos restantes do alfinete e trabalhe também em meia. Você tem agora 38 pontos na agulha

Trabalhe a próxima carreira em tricô

Comece então as carreiras de diminuição:

Carr. 1: 11 m, 2 pjm, 12m, 2pjmt*, 11 m
Carr. 2: tricô
Carr. 3: 10 m, 2 pjm, 12m, 2pjmt*, 10 m
Carr. 4: tricô
Carr. 5: 9 m, 2 pjm, 12m, 2pjmt*, 9 m
Carr. 6: tricô
Carr. 7: 8 m, 2 pjm, 12m, 2pjmt*, 8 m (30 pontos)

Começando com uma carreira em tricô,trabalhe 13 carreiras em ponto meia 

Agora é só modelar a parte dos dedos:

Carr. 1: 1m, *(2pjmt*, 5 m) 4 vezes*, 1 m
Carr. 2: tricot
Carr. 3: 1m, *(2pjmt*, 4 m) 4 vezes*, 1 m
Carr. 4: tricot
Carr. 5: 1m, *(2pjmt*, 3 m) 4 vezes*, 1 m
Carr. 6: tricot
Carr. 7: 1m, *(2pjmt*, 2 m) 4 vezes*, 1 m (14 pontos)
Carr. 8: 2 pjt até o final (7 pontos)

Arremate.

Agora é só costurar e pronto, você tem uma meinha charmosa para presentear.

2 comentários: