sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Papai Noel em tricô

Oi Pessoal,

Este post é para quem já está pensando em natal em pleno setembro..rs

Esta é uma receitinha bem legal de enfeite de papai Noel que você pode pendurar na árvore ou enviar junto com um presente que você queira dar,não sei, vai depender da sua imaginação.

Este aqui eu fiz com restinhos de lã e linha. Geralmente eu gosto de usar linha Bella mas estou precisando renovar o meu estoque então eu usei as cores que eu tinha.

Neste caso eu usei agulha fininha, número 2 e fio duplo mas se você quer um maior dá para usar lã e uma agulha mais grossa.

Então vamos à receita!

Papai Noel em tricô

m - meia
t - tricô
2pjm -  2 pontos juntos em meia

A cabeça

Monte 12 pontos na agulha com uma cor adequada para o rosto e faça 1 carreira em tricô 

Carr. 1: faça 1 aumento em todos os pontos trabalhando em meia na frente e atrás de cada ponto. (24 pts)

Começando com uma carreira em tricô (avesso) trabalhe em ponto meia (dir. em meia, avesso em tricô) por 13 carreiras.

Carr. 15: 2pjm até o fim da carreira. 

Este é o topo da cabeça. Não arremate, com a mesma linha que você está usando e uma agulha de costura, passe por todos os pontos que estão na agulha e feche com um nó. Não precisa apertar muito para a cabeça não ficar pontuda.

O Chapéu

Com a linha branca, monte 27 pontos e trabalhe 2 carreiras  em tricô. Mude para a linha vermelha.

Começando com uma carreira em meia, trabalhe 6 carreiras em ponto meia (dir. em meia, avesso em tricô).

Carr. 7: 1 m, 2pjm até o final (18 pontos)

Trabalhe 5 carreiras em ponto meia 

Carr. 13: 2pjm até o final

Trabalhe então mais 11 carreiras em ponto meia

Mude para a linha branca para fazer o pompom do chapéu

Trabalhe 7 carreiras em ponto meia e depois não arremate. Faça como para a cabeça passando um linha nos pontos e fechando com um nó firme.

A barba

Começando pela parte de baixo da barba e com a linha branca, monte 2 pontos.
Trabalhe em ponto tricô aumentando 1 ponto de cada lado até que fiquem 16 pontos na agulha. 
Este aumento pode ser feito montando 1 ponto no início de cada carreira e trabalhando este ponto em tricò 

Agora trabalhe 6 carreiras de ponto tricô nos 16 pontos

Na próxima carreira: 2 m, (2 pjm) 2 vezes, 4 m, (2 pjm) 2 vezes, 2 m

Arremate

O bigode

Monte 8 pontos com o fio branco e simplesmente arremate.

A esta altura você terá estas peças: 

Agora é só costurar. 

Costure a cabeça e coloque um enchimento. Na hora de fechar o pescoço faça como o topo da cabeça, passe um linha em torno dos pontos e dê um nó para que fique redondinho.

Pregue a barba, o bigode e o chapéu.

Por último, usando uma linha mais fina, faça os olhos em preto ou marrom  e o nariz em vermelho (esta é a parte mais difícil para mim, sempre fica meio estranho...rs)

Prenda o pompom no lado do chapéu e está pronto o seu papai Noel!

Eu não lembro que ano foi mas eu fiz vários enfeites para árvore em tricot. 

A receita do papai Noel é a mesma porém feita com fio Bella e agulha número 3. A barba também foi costurada para trás.

Olha como ficaram bonitinhos:

Já visitou a minha lojinha? 
Passa lá!

4 comentários:

  1. Adorei o seu papai noel, a sua arvore tbm, alias td q vc faz, parabens, qta delicadeza nos seus trabalhos, amei, bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cecilia e obrigada pela visita também!

  2. Oie, vim te parabenizar pelos seus belíssimos trabalhos e dizer que os compartilhei na minha pagina no facebook.

    Espero sua visita por lá

    bjos

    https://www.facebook.com/LoveTrico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e vou curtir a sua página!
      Bjs