quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Sino de Natal em tricô

Oi pessoal!

Hoje eu tenho mais um enfeite de natal para passar para vocês. Este sino é bem simples de fazer e fica muito legal na árvore de natal. 

Eu fiz este sino um pouco diferente há alguns anos atrás e coloquei como enfeite de pano de prato na época do natal:

Mas este que vou passar aqui é para colocar na árvore.

Para a barra do sino, a folhas e as frutinhas eu usei linha Duna e para o sino linha Bella. Você pode usar qualquer restinho de linha, gasta bem pouco. No meu caso usei agulha número 3.

Vamos então à receita!

t - tricô
m - meia
2jm - dois pontos juntos em meia
laç - laçada 

O Sino

Com a linha branca, monte 45 pontos na agulha e trabalhe 2 carreiras em ponto tricô. Corte a linha e emende a cor escolhida para o sino.

Trabalhe 6 carreiras em ponto meia (dir. em meia, avesso em tricô). Continue então assim:

Carr. 1: 1 m, 2jm até o final

Trabalhe 15 carreiras em ponto meia

Carr. 16: 1 m, 2jm até o final

Trabalhe 1 carreira em tricô

Carr. 18: 2jm até o final

Não arremate. Passe uma linha por todos os pontos e dê um nó.

A bolinha do sino:

Com a linha branca, monte 6 pontos e trabalhe 1 carreira em tricô. 
Na próxima carreira faça um aumento em todos os pontos em meia (você vai trabalhar em meia na frente e atrás do mesmo ponto - total 12 pontos)

Agora começando por uma carreira em tricô,trabalhe 3 carreiras em ponto meia.

Para finalizar faça 2jm em todos os pontos voltando para os 6 pontos iniciais. Faça como para o sino, passe uma linha em todos os pontos e dê um nó.

As folhas (fazer 2)

Com a linha verde monte 16 pontos 

Carr. 1: 7 t, faça aumentos em meia nos 2 pontos seguintes, 7 t - 18 pontos

Carr, 2: em meia

Carr. 3: 1 m, (laç, 2jm) 8 vezes, 1 m 

Carr. 4: em meia

Carr. 5: em tricô

Carr. 6: 7 m, (2jm) 2 vezes,7m 

Arremate 

As frutinhas (fazer 3)

Usando vermelho monte 12 pontos

Carr. 1: em tricô

Carr. 2: em meia

Arremate 

A esta altura você deve ter estas peças:

Agora a montagem!

Para o sino basta costurar atrás e colocar um pouco de enchimento na parte de cima do sino para ficar arredondado. 

Depois coloque um pouco de enchimento na bolinha e costure. Prenda a bolinha no sino de forma que ela apareça. Por último dê um pontinho no centro do sino para que ele fique fechado.

As folhas

Dobre ao meio a folha para que a parte com picot fique para fora e costure. Depois dobre mais uma vez para que fique no formato correto. Acompanhe na foto abaixo:

As frutinhas 

Para as frutinhas basta enrolar a tirinha que você fez com o ponto meia para fora e dar um pontinho para ficar redondo.

Pronto, agora é só costurar os enfeites no sino junto com uma fita caso você pretenda pendurar na árvore.

Estou só juntando os meus para a minha árvore, todas as receitas abaixo você encontra aqui no blog :-)

Já visitou a minha loja? Vai lá!

Bjs e até a próxima!

Licia 

Um comentário: