sexta-feira, 30 de maio de 2014

Workshop: Casaquinho raglan para bebê em tricô

Olá!

Hoje eu quero passar para vocês uma receita que eu tenho há algum tempo e que embora seja muito simples e fácil, eu acho super bonitinho.

Este casaquinho por exemplo eu fiz ontem à noite para descansar um pouco do xale que eu estou fazendo :-D

Antes de ter um blog eu anotava todas as receitas que eu achava interessante em caderninhos e é claro, nem me preocupava com a origem delas

Olha a bagunça:

Então vou postar esta receita sem os créditos porque eu realmente não lembro. Se alguém souber é só avisar que eu coloco aqui.

Eu geralmente não gosto de fazer isto mas neste caso a receita é tão básica e flexível que eu acho legal repassar. 

Andei dando uma olhada nos blogs e também tem muitos tutoriais de como fazer o raglan então vou deixar aqui mais esta versão.

O tamanho que eu tenho é para bebês de 0 a 3 meses mas a receita serve até para adultos porque a construção é a mesma,basta ir aumentando os pontos conforme a necessidade.

Este casaquinho eu fiz com fio Mollet da círculo cor 9896 que eu ganhei e agulha número 5 (este fio é bem grosso). 

Você pode fazer com qualquer fio (verificando o tamanho é claro) e também pode escolher outros pontos para o casaquinho ficar diferente.

Na verdade o que eu quero mostrar aqui é a estrutura de um casaco com 
 cava raglan que eu achei super simples e prático.

O botãozinho de gatinho é em homenagem ao blog :-D

Este já está disponível lá na loja:

Anota então a receita:

Casaquinho raglan para bebê:

Para este tamanho ( 0 a 3 meses), usei  3 novelos de fio Mollet e agulha número 5

m -meia

2pjm - dois pontos juntos em meia

ponto meia - direito em meia,avesso em tricô

ms -mate simples (tirar um ponto sem fazer em meia, 1 meia, derrubar o ponto sem fazer sobre o meia feito - 1 diminuição direcionada para a esquerda) 

Frente e costas são iguais

Monte 45 pontos e trabalhe em ponto meia até a peça medir 13 cm (ou a altura que você achar adequada) terminando com uma carreira em tricô.

Arremate 3 pontos de cada lado nas 2 próximas carreiras e então comece o raglan:

Carr. 1: 2 m, 1 ms, trabalhe em meia até os 4 últimos pontos, 2pjm, 2 m

Carr. 2: em tricô

Repetir estas 2 carreiras até onde você quiser o decote.  No meu caso sobraram 21 pontos na agulha.

Trabalhe mais 2 carreiras em meia (ou se você preferir pode fazer uma barra 2/2 por exemplo, fica por conta da sua imaginação) e arremate.

Mangas (2)

Monte 30 pontos e trabalhe 6 carreiras em ponto meia.
Comece então os aumentos assim:

Carr. 1: 3 m, 1 aumento (você pode fazer como preferir, pode ser levantando um ponto ou trabalhando o mesmo ponto em meia  pela frente e por trás. Só tome cuidado para não formar buracos), trabalhar em meia até os últimos 3 pontos, 1 aumento, 3 m

Carr. 2: em tricô

Carr. 3: em meia

Carr. 4: em tricô

repetir estas 4 carreiras até ficar com 40 pontos na agulha

Agora continue reto até a peça medir 15 cm

Comece então o raglan:

Arremate 3 pontos de cada lado nas próximas 2 carreiras

Depois continue assim:

Carr. 1: 2 m, 1 ms, trabalhe em meia até os 4 últimos pontos, 2pjm, 2 m

Carr. 2: em tricô

Repetir estas 2 carreiras até sobrar 14 pontos na agulha.

Trabalhe mais 2 carreiras em ponto meia e arremate

Agora é só costurar.

Note que você pode escolher pontos diferentes para o casaquinho e dar o seu toque pessoal :-)

Por hoje é só!

Bjs e ótimo fim de semana,

Licia 

2 comentários: