terça-feira, 15 de julho de 2014

Workshop: Sapatinho em crochê para bebê ( 3 a 6 meses)

Olá!

Hoje eu quero passar para vocês mais uma receitinha em crochê.

Ela é daquele mesmo site do babador, onde tem muita coisa legal. 

Este aqui:

Na verdade a receita deste sapatinho é para adultos mas como eu usei linha, ele ficou do tamanho que eu queria para um bebê de 3 a 6 meses, aproximadamente 11 x 5 cm.

Olha a receita em inglês aqui:

É um sapatinho bem simples, que você faz rapidinho!

Vou passar aqui a receita original do tamanho menor, que você pode fazer para um bebê usando linha ou mesmo para você, usando um fio mais grosso.

No meu caso eu usei fio Bella e agulha 1.75 mm

Anota então :-)

Corr. - correntinha
Pb - ponto baixo
Pa - Ponto alto
Mpa - meio ponto alto
Pbx - ponto baixíssimo
Dim. - diminuição
Pt - ponto

Comece fazendo 22 correntinhas

Carr. 1: 1 pa na quarta corr. a contar da agulha, 1 pa nas próximas 17 corr., 5 pa na ultima corr.
Trabalhando no lado oposto faça 1 pa nas próximas 17 corr, 3 pa na última corr.
Faça um pbx para unir com o primeiro ponto.

Carr. 2: 3 corr., 1 pa no mesmo pt, 2 pa no próximo pa, 1 pa nos próximos 17 pa, 2 pa em cada um dos próximos 5 pa, 1 pa nos próximos 17 pa, 2 pa em cada um dos últimos 3 pa, feche com pbx.

Carr. 3: 3 corr., 1 pa no mesmo pt, 2 pa em cada um dos próximos 3 pa, 1 pa em cada um dos próximos 4 pa, 1 mpa nos próximos 4 pa, 1 pb nos próximos 5 pa, 1 mpa nos próximos 4 pa, 2 mpa em cada um dos próximos 10 pa.
1 mpa nos próximos 4 pa, 1 pb nos próximos 5 pa, 1 mpa nos próximos 4 pa, 1 pa nos próximos 4 pa, 2 pa em cada um dos próximos 6 pa.
Feche com pbx.

Carr. 4: 1 corr, trabalhe agora apenas na laçada de trás em cada ponto faça 1 pb no mesmo pt da corr., 1 pb em cada um dos próximos 20 pontos, 1 mpa nos próximos 8 pts, 1 pa nos próximos 12 pts, 1 mpa nos próximos 8 pts, 1 pb nos próximos 24 pts.
Feche com pbx

Carr. 5: 3 corr, 1 pa no mesmo pt, 1 pa nos próximos 33 pts, 2 diminuições trabalhando 2 pa juntos, 1 pa nos próximos 33 pa, 2 pa no próximo pt, 1 pa no último pt.
Fexhe com pbx

Carr. 6: 3 corr, 1 pa no próximo pt, 1 pa nos próximos 33 pts, 2 dim, 1 pa nos próximos 35 pa.
Feche com pbx

Carr. 7: 3 corr, 1 pa em cada ponto até o fim da carreira. Arremate.

O fundo então deve estar assim:

Agora vamos para a parte de cima do sapatinho:

Com o direito do sapatinho para você, emende o fio no oitavo ponto antes do meio do sapato, onde você acabou de arrematar. 

Carr. 1: Pule 2 pa e faça 2 pa no próximo pa.(pule 2 pa, faça 3 pa no próximo pa) 3 vezes, pule os próximos 2 pa, faça 2 pa no próximo pt, pule 2 pa, faça 3 pbx nos próximos 3 pts, volte.

Carr. 2: 3 pa no espaço entre os grupos de 2 e 3 pa, ( 3 pa no espaço entre grupos de 3 pa) 2 vezes, 3 pa no espaço entre os grupos de 2 e 3 pa, pule os próximos 2 pa na borda do sapato, pbx em cada um dos próximos 3 pa.

Carr. 3: 2 pa no espaço antes do grupo de 3 pa, (3 pa no espaço do grupo de 3 pa) 3 vezes, 2 pa no após o último grupo de 3 pa. Pule 2 pa na borda do sapato, pbx nos próximos 3 pa.

Repita as 2 últimas carreiras mais 1 vez

Carr. 4: 3 pa no espaço entre os grupos de 2 e 3 pa, (3 pa no espaço entre os 3 pa) 2 vezes, 3 pa no espaço entre os grupos de 2 e 3 pa. Pule 2 pa na borda do sapato, 1 pbx no próximo ponto.

Faça a borda com picot:

Carr. 1 : 1 corr, 1 pb no mesmo pt, *1 pa, 3 corr., 1 pbx na terceira das 3 corr (picot feito) 1 pa no pt central do grupo de 3 pts, 1 pb no espaço entre os grupos* repetir ** até o outro lado e fazer uma carreira de pb em volta de todo o sapatinho.
Fechar com pbx e arrematar.

Pronto, agora é só enfeitar do seu jeito.

Eu fiz uma palmilha para o meu com tecido e papel termocolante, acho que ficou legal:

Acho que vou colocar uma fitinha ou fio para prender o sapatinho no pé.

Bom o meu já está lá na loja

Já curtiu a nossa página?

Por hoje é só.

Bom crochê!

Bjs,
Licia 

4 comentários:

  1. Que coisinha mais fofa!!!!
    Amei o sapatinho!!!
    E muito obrigada por partilhar a receita!!!
    Beijocas!!
    ♥ http://www.crochedamimi.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, seu blog é lindo também! :-)

  2. Adorei o sapatinho e a ideia da palmilha.
    Tenho uma página no facebook (https://www.facebook.com/trcrochet) e também faço sapatinho, mas sempre fico com dúvivas quando penso em fazer a palmilha.
    Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. um trabalho muito lindo !!
    me encanta a delicadeza e a ideia tão linda !!
    um grande abraço..
    :o)

Arquivo do blog