quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Workshop: Chapeuzinho de verão para bebê em tricô

Oi Pessoal!

Ontem eu fiz este chapeuzinho de verão para bebê e resolvi então colocar a receita aqui no blog.

Só tem um problema: eu fiz o chapeuzinho antes e só depois escrevi a receita..rs, então embora eu ache que esteja correta e ele é bem fácil de fazer, se você achar algum erro me informe.

Eu fiz o chapeuzinho com fio Bella como sempre porque acho ideal para este calorão principalmente por ser 100% algodão. Um dia eu vou ficar rica com tanta propaganda que eu já fiz deste fio..haha

O tamanho ficou bem pequeno, de 0 a 3 meses, se você quiser fazer um chapéu maior é só ir aumentando as medidas. Você vai ver que existe uma lógica nelas e que você pode fazer um chapéu de qualquer tamanho. A simples mudança de fio também pode alterar a medida se você quiser um chapéu só um pouco maior

Gente, eu fiz o chapéu com agulhas normais e costurei. O ideal seria fazer com agulhas de 2 pontas mas sinceramente a diferença é pouca e nem todo mundo sabe trabalhar com elas...para que complicar né...rs. Eu só uso agulhas de 2 pontas se for realmente necessário.

O ponto que eu usei para a lateral do chapéu é este (você pode substituí-lo por qualquer ponto):

Lacy Stars

(Este ponto é do livro “Lace & Eyelets” Erica Knight)
m – meia

t – tricô

3pjt – 3 pontos juntos em tricô

5pjt – 5 pontos juntos em tricô

Múltiplos de 6 + 3

Carr. 1: t

Carr. 2: m

Carr. 3: t

Carr. 4: 1 m 3pjt, no próximo ponto faça (1 m, 1 t, 1 m, 1 t, 1 m) *5pjt, no próximo ponto faça (1 m, 1 t, 1 m, 1 t, 1 m)* repetir **até os últimos 4 pontos, 3pjt, 1 m.

Carr. 5: t

Carr. 6: 1 m, no próximo ponto faça (1 m, 1 t, 1 m), 5pjt, * no próximo ponto faça (1 m, 1 t, 1 m, 1 t, 1 m), 5pjt* repetir ** até os últimos 2 pontos, no próximo ponto faça (1 m, 1 t, 1 m), 1 m

Carr. 7: t

Carr. 8: m

Repetir as 8 carreiras

Antes de passar a receita quero saber se você já está participando do nosso sorteio!

Vai lá na página para ver como ganhar este xale e este colar :

Bom, eu comecei o chapéu com 166 pontos para a aba, ou seja, o dobro de pontos da lateral do chapéu (exceto na parte onde fiz o Lacy Star). Esta é uma regra que você pode seguir para fazer um chapéu maior.

Faça então 6 carreiras em ponto meia

Comece então a diminuir a aba:

Carr. 7: em meia diminuindo 20 pontos distribuidamente – 146 pontos
Carreiras pares: em t

Carr. 9: em meia diminuindo 20 pontos distribuidamente – 126 pontos

Carr. 11: em meia diminuindo 20 pontos distribuidamente – 106 pontos

Carr. 13: em meia diminuindo 20 pontos distribuidamente – 86 pontos

Carr. 15: em meia diminuindo 5 pontos distribuidamente – 81 pontos

Comece então com o Lacy Stars – eu fiz 2 repetições

Em seguida continue em meia aumentando 2 pontos na primeira carreira – 83 pontos

Continue trabalhando em meia até ficar com 8 cm desde o começo do Lacy Stars. Se você quiser um chapéu mais fundo é só continuar mais um pouco em meia nesta parte.

Comece então a diminuir para o alto da cabeça:

Carr.1: 1 m, *2pjm, 9m* terminando com 3 m

Carreiras pares em tricô

Carr.3: 1 m, *2pjm, 8 m* terminando com 2 m

Carr.5: 1 m, *2pjm, 7 m* terminando com 1 m

Carr.7: 1 m, *2pjm, 6 m* terminando com 2pjm

Carr.9: 1 m, *2pjm, 5 m* terminando com 6 m

Carr.11: 1 m, *2pjm, 4 m* terminando com 5 m

Carr.13: 1 m, *2pjm, 3 m* terminando com 4 m

Carr. 15: 2pjm em toda carreira

Não arremate, passe uma linha pelos pontos restantes e dê um nó firme para fechar o chapéu. Costure a lateral.

Os enfeites foram feitos em crochê. Também fiz uma carreira de pontos baixos e uma de picots em crochê na aba, mas você pode enfeitar da maneira que quiser.

Ah, usei agulha número 3 caso você queira fazer deste tamanho também.

Está prontinho o seu chapéu de verão para bebê.

O meu já está lá na loja:

Um lembrete: esta receita foi elaborada por mim, portanto, se você a fizer dê os devidos créditos.

Aliás, falando nisso, acho que este é um tema constante na internet atualmente.

Algumas pessoas acham que por estar na internet, fotos e receitas não tem donos e podem ser usadas à vontade sem dar os créditos.

Fique atento porque isto não é permitido. Você pode usar esta receita à vontade, você só não pode dizer que é sua, copiar fotos ou omitir os créditos dando a entender que foi você que elaborou.

Para páginas e blogs que só copiam e colam: vamos usar mais a imaginação e deixar a preguiça de lado! :-D

Bom tricô!