sábado, 28 de fevereiro de 2015

Workshop: Meia para bebê em tricô

Olá!

Hoje vou deixar para vocês a receita desta meinha para bebê que na verdade não é nenhuma novidade aqui no blog.

Ela foi baseada numa receita que você pode encontrar aqui só que eu fiz algumas modificações.

Aliás, você pode procurar qualquer assunto aqui no blog usando palavras chave lá na caixa "Encontre o que você quer aqui no blog" que fica na parte de cima da página. 
Só uma dica para quem ainda não notou este recurso :-D

Não vou nem falar do bordado porque quem acompanha o blog já sabe que estou meio obsessiva com ele...rs, quero colocar bordado em todo tricô que eu faço:

Eu modifiquei o início da meia fazendo um ponto de barra diferente mas que é super fácil.

A meia também é bem fácil de fazer porque é aberta, você faz rapidinho vários pares.

Este tamanho é para bebês de 0 a 3 meses mas depois que você percebe a lógica da construção da meia, dá para fazer de qualquer tamanho.

Olha então como eu fiz esta:

Fio Bella
Agulha número 3

m - meia
t - tricô
2pjm - dois pontos juntos em meia
2pjt - dois pontos juntos em tricô
2pjmt* - dois pontos juntos em meia pegando pelas laçadas de trás

Monte 32 pontos e trabalhe a barra da meia da seguinte forma:

Carr. 1: *2 m, 4 t* repetir ** até os últimos 2 pontos, 2 m

Carr. 2: acompanhando os pontos (tricô sobre tricô, meia sobre meia)

Carr. 3, 5 , 7: *2 t, 4 m* repetir ** até os últimos 2 pontos, 4 t

Carr. 8: como a carr. 2

Repetir estas 8 carreiras 2 vezes ou do tamanho que você preferir o cano da meia

Faça agora uma carreira em meia diminuindo distribuidamente 4 pontos (28 pontos)

Agora comece a modelar o calcanhar (a partir daqui a receita é igual a da outra meia que você encontra aqui no blog):

Carr. 1: 8 t e volte
Trabalhe mais 9 carreiras em ponto meia (meia no direito, avesso em tricô) apenas nestes 8 pontos

Comece então as diminuições ainda nestes 8 pontos:

Carr. 1: 2 t, 2pjt, 1 t, volte
Carr. 2: passe 1 ponto sem fazer em m, 3 m, volte
Carr. 3: 3 t, 2pjt, 1 t,volte
Carr. 4: passe 1 ponto sem fazer em meia, 4 m,volte
Carr. 5: 4 t, 2pjt

Corte a linha e deixe estes 5 pontos à espera em um alfinete.

Com o avesso virado para você, passe os próximos 12 pontos para outro alfinete e deixe à espera

Emende a linha e trabalhe então nos próximos 8 pontos. Faça uma carreira em tricô e depois mais 8 carreiras em meia.

Comece então as diminuições nestes 8 pontos:

Carr. 1: 2 m, 2pjmt*, 1 m, volte
Carr. 2: passe 1 ponto sem fazer, 3 t, volte
Carr. 3: 3 m, 2pjmt*, 1 m, volte
Carr. 4: passe 1 ponto sem fazer, 4 t, volte
Carr. 5: 4 m, 2pjmt*, volte
Carr. 6: passe 1 ponto sem fazer, 4 t

Comece então a modelar o peito do pé:

Próxima carr.: 5 m, levante 8 pontos no lado do calcanhar e trabalhe-os em meia, recoloque na agulha os 12 pontos à espera e trabalhe-os em meia, levante 8 pontos do outro lado do calcanhar e trabalhe-os em meia e por último recoloque os 5 pontos restantes do alfinete e trabalhe também em meia. Você tem agora 38 pontos na agulha

Trabalhe a próxima carreira em tricô

Comece então as carreiras de diminuição:

Carr. 1: 11 m, 2 pjm, 12m, 2pjmt*, 11 m
Carr. 2: tricô
Carr. 3: 10 m, 2 pjm, 12m, 2pjmt*, 10 m
Carr. 4: tricô
Carr. 5: 9 m, 2 pjm, 12m, 2pjmt*, 9 m
Carr. 6: tricô
Carr. 7: 8 m, 2 pjm, 12m, 2pjmt*, 8 m (30 pontos)

Começando com uma carreira em tricô, trabalhe 13 carreiras em ponto meia 

Agora é só modelar a parte dos dedos:

Carr. 1: 1m, *(2pjmt*, 5 m) 4 vezes*, 1 m
Carr. 2: tricot
Carr. 3: 1m, *(2pjmt*, 4 m) 4 vezes*, 1 m
Carr. 4: tricot
Carr. 5: 1m, *(2pjmt*, 3 m) 4 vezes*, 1 m
Carr. 6: tricot
Carr. 7: 1m, *(2pjmt*, 2 m) 4 vezes*, 1 m (14 pontos)
Carr. 8: 2 pjt até o final (7 pontos)

Arremate e costure.

Pronto!
Os enfeites ficam por sua conta :-)

Bom tricô!