segunda-feira, 18 de maio de 2015

Workshop: Como fazer tricô mosaico + receita

Oi pessoal,

Depois que eu postei a manta em tricô mosaico (post anterior a este) algumas pessoas me perguntaram como era feito.

A receita da manta é paga e por isso não posso colocar aqui mas eu tinha este motivo em tricô mosaico que já dá para ter uma ideia.

Primeiro quero dizer novamente que é bem fácil, você pode até se enrolar no primeiro momento mas depois que pega o jeito fica tudo bem claro.

Este motivo que eu vou passar aqui é bem parecido com o da manta. Você vai fazer ponto meia no avesso e no direito do trabalho.

Para fazer o tricô mosaico você vai trabalhar com uma cor do fio por 2 carreiras de cada vez (direito e avesso). 

Como eu falei no outro post, só isso já é uma vantagem porque as cores não se misturam no meio do trabalho. 
É só colocar um fio de linha de lado e trabalhar tranquilamente com o outro.

Outra coisa legal é que na verdade a carreira do avesso basta apenas acompanhar as cores dos pontos.

Eu vou colocar as carreiras de avesso aqui mas você vai perceber que ela é desnecessária.

Bom, neste exemplo o vermelho é o fio A e o creme o fio B:

Anota então a receita:

m - meia
p1 - passe 1 ponto sem fazer. Este ponto sem fazer deve ser passado como se fosse fazer o ponto tricô

Atenção: Quando passar o ponto sem fazer o fio deve estar sempre no lado avesso do trabalho.

Byzantine Mosaic

Múltiplo de 10 + 3 pontos 

Com o fio A monte os pontos e faça 1 carreira em ponto meia para a base do trabalho

Carreiras 1 e 17: com o fio B - 1 m *p1 com o fio atrás do trabalho, ou seja, no avesso, 9 m* repetir ** terminando com p1, 1 m.

Carreiras 2 e 18: com o fio B (a volta) - 
Note agora que basta fazer em meia todos os pontos que são da mesma cor do fio que está sendo trabalhado e passar sem fazer (com o fio na frente no trabalho ou seja no avesso) os pontos na cor A
Fica assim: 
1 m, p1, *9 m, p1* repetir ** terminando com 1 m

Carreiras 3 e 15: com o fio A - 1 m, *(1 m, p1) 2 vezes, 3 m, p1, 1 m, p1* repetir ** terminando com 2 m

Carreiras 4 e 16: com o fio A - 2 m *p1, 1 m, p1, 3 m, (p1, 1 m) 2 vezes* repetir ** terminando com 1 m.

Carreiras 5 e 13: com fio B - 1 m *p1, 3 m, p1, 1 m, p1, 3 m* repetir ** terminando com 1 m.

Carreiras 6 e 14: com o fio B - 1 m, p1, *3 m, p1, 1 m, p1, 3 m, p1* repetir ** terminando com 1 m

Carreiras 7 e 11: com o fio A- 1 m *1 m (p1, 3 m) 2 vezes, p1* repetir ** terminando com 2 m.

Carreiras 8 e 12: com fio A - 2 m, *(p1, 3 m) 2 vezes, p1, 1 m* repetir ** terminando com 1 m.

Carr. 9: com fio B - 1 m, *p1, 1 m, p1, 5 m, p1, 1 m* repetir ** terminando com p1, 1 m.

Carr. 10: com fio B - 1 m, p1, *1 m, p1, 5 m, p1, 1 m, p1* repetir ** terminando com 1 m.

Carr. 19: com fio A - em meia

Carr. 20: com fio A em meia

Repetir as 20 carreiras

Este motivo também ficaria bem bonito para uma manta. Aqui eu usei restinhos de fio Família creme e vermelho mesclado e agulha nr 3,5 mas sugiro que você use um fio mais bonito.

Eu acho que vale uma tentativa, você vai gostar de fazer! :-)

Vem curtir a nossa página e ficar por dentro das novidades!

Bom tricô e até a próxima!

Bjs,
Licia

2 comentários:

  1. Lindo de viver,idéia anotada e registrada!Passo sempre por aqui e já tirei vários pontos que você ensina,obrigada pela inspiração constante!Bjs