terça-feira, 23 de junho de 2015

Workshop: Botinha em Tricô

Oi Pessoal!

Hoje eu quero deixar aqui para vocês uma receita que eu elaborei usando a receita de uma botinha simples mais o tricô mosaico.

Ela é bem fácil de fazer, eu aproveitei restinhos de fio Bella, o cinza da estola do sorteio e azul marinho.

Ah falando nisso, já está participando do nosso sorteio? Ainda dá tempo de ganhar esta estola, é só seguir as instruções do post antes deste, vai lá!

Voltando para a botinha:

Como eu disse ela foi feita com fio Bella e agulha número 3.  
O tamanho usando este fio é para 0 a 3 meses. 
Como estamos no inverno acho que fazer com um fio mais quentinho seria o ideal.

O motivo do tricô mosaico é bem simples de fazer e você pode usar em outras receitas, tipo fazer um casaquinho para combinar com a botinha por exemplo.

A receita da botinha é a mais simples possível, eu tenho há anos e não sei nem de onde eu copiei. Acho que é uma receita que todo mundo faz.

 Vou passar primeiro o motivo do tricô mosaico que como eu disse você pode usar para qualquer outro trabalho:

ms - mate simples
2pjt - dois pontos juntos em tricô

 :
Mosaico
(Múltiplo de 4 + 3 pontos)

Neste caso o fio A é o azul marinho e o fio B é o cinza.
Atenção: sempre passe o ponto sem fazer como se fosse fazer em tricô

No caso da botinha você já vai começar na carreira 1 mas se você for fazer outra receita qualquer, primeiro você deve fazer uma carreira de base em ponto meia com o fio B.

Carreiras 1 e 3: com o fio A *3 m, passe o próximo ponto sem fazer com o fio atrás do trabalho* repetir ** até o final terminando com 3 m.

Carr. 2: com o fio A, 3 t *passe o próximo ponto sem fazer com o fio na frente do trabalho, 3 t* repetir ** até o final

Carr. 4: com o fio A, 3 m *1 t, 3 m* repetir ** até o final

Carreiras 5 e 7: com o fio B, *1 m, passe o próximo ponto sem fazer com o fio atrás do trabalho, 2 m* repetir ** terminando com 1 m, passe o próximo ponto sem fazer com o fio atrás do trabalho, 1 m.

Carr. 6: com o fio B, 1 t, passe o próximo ponto sem fazer com o fio na frente do trabalho, 1 t * 2 t, passe o próximo ponto sem fazer com o fio na frente do trabalho, 1 t* repetir ** até o final

Carr. 8: 1 m, 1 t, 1 m, *2 m, 1 t, 1 m* repetir ** até o final

Repetir as 8 carreiras

A botinha

Com o fio cinza monte 26 pontos e trabalhe 1 carreira em meia.

Carr. 1: 1 m, laç, 11 m, (laç, 1 m) 2 vezes, laç, 11 m, laç, 1 m.

Carreira 2 e todas as pares até a carreira 10: em meia, trabalhando as laçadas em meia pela alça de trás para não ficar buracos.

Carr. 3: 2 m, laç, 11 m, laç, 2 m laç, 3 m, laç, 11 m, laç, 2 m.

Carr. 5: 3 m, laç, 11 m, (laç, 4 m) 2 vezes, laç, 11 m, laç, 3 m

Carr. 7: 4 m, laç, 11 m, laç, 5 m, laç, 6 m, laç, 11 m, laç, 4 m

Carr. 9: 5 m, laç, 11 m (laç, 7 m) 2 vezes, laç, 11 m, laç, 5 m

Carr. 10: como a carr. 2

Agora trabalhe 10 carreiras em ponto meia (meia no direito, tricô no avesso)

Comece então o peito do pé:

Carr. 1: 29 m, 1 ms - volte
Carr. 2: passe 1 ponto sem fazer, 7 t, 2pjt - volte
Carr. 3: passe 1 ponto sem fazer, 7 m, 1 ms - volte

Repetir as carreiras 2 e 3 mais 5 vezes e depois a carreira 2 mais 1 vez.

Carr. 4: passe 1 ponto sem fazer, 7 m, 1 ms, meia até o final
Carr. 5: 21 t, 2pjt, tricô até o final = 35 pontos

Agora faça 1 carreira em meia aumentando 4 pontos distribuidamente= 39 pontos
Faça então a próxima carreira em tricô

Comece então o ponto mosaico pela carreira 1.
Eu fiz 4 repetições da receita mosaico, isto fica a seu critério para definir a altura do cano da botinha.

Faça então mais 4 carreiras em ponto barra 2 / 2, diminuindo 3 pontos na primeira carreira = 36 pontos.

Arremate e costure a botinha.

Pronto gente, uma botinha diferente para presentear neste inverno.

Bom tricô e até a próxima!

Bjs,

Licia 

5 comentários:

  1. Seus trabalhos são simple e lindos! Adoro o seu blog. Parabéns e muito sucesso em sua comercialização.

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo, Parabéns pelos trabalhos! !! Será que vc tem em vídeo ou passo a passo em foto? Infelizmente tenho dificuldades na leitura para desenvolver o trabalho. Eu gostaria de fazer este trabalho pra um priminho recém nascido que está internado na UTI e daria de presente.����

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, eu não ensino tricô, apenas compartilho algumas receitas que acho interessantes. Abs

      Excluir
  3. Sou iniciante em tricô e fico admirada - para dizer o mínimo - com a quantidade de receitas com erros, incompletas ou mal escritas. Parabéns pela linda receita mas, sobretudo, pelo respeito com quem irá tentar fazê-la, pelas explicações detalhadas e pela seriedade e responsabilidade com que encara o seu trabalho. Fiz a botinha e o resultado foi ótimo. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Mariangela, tem outras receitas disponíveis aqui se você quiser dar uma olhada.
      Um abraço e volte sempre :-)