sábado, 25 de julho de 2015

Workshop: Meia em tricô para bebê com rosinhas (3 a 6 meses)

Oi pessoal!

Hoje eu vou deixar mais uma receitinha de meia para bebê aqui. Esta meia foi feita com um ponto que imita uma rosinha ali na parte do cano mas não dá para ver direito porque eu fiz um nó francês em cima de cada uma...rs

Quando você fizer você vai ver como fica. É um ponto super fácil e popular e fica bonitinho com um fio mais encorpado. A minha meia eu fiz com fio Bella como sempre porque o bebê já vai nascer em pleno alto verão :-D

Bom, primeiro vou deixar o ponto das rosinhas aqui, assim você pode usar em outros trabalhos também:

Little Blossoms
(Múltiplo de 6 + 5 pontos)

Abreviações para as duas receitas:
m - meia
t - tricô
2pjm - 2 pontos juntos em meia
3pjm - 3 pontos juntos m meia
2pjt - 2 pontos juntos em tricô
laç - laçada
ms - mate simples

Carr. 1: *2 t, (1 m, laç, 1 m no mesmo ponto), 3 t* repetir ** terminando com 2 t

Carreira 2 e todas as pares: acompanhando o ponto, tricô quando tricô e meia quando for meia.

Carr. 3: *2 t, 3pjm, 3 t* repetir ** terminando com 2 t.

Carreiras 5 e 11: tricô

Carr. 7: *5 t, (1 m, laç, 1 m no mesmo ponto)* repetir ** terminando com 5 t

Carr. 9: *5 t, 3pjm* repetir ** terminando com 5 t

Carr. 12: como a carr. 2

Repetir as 12 carreiras

Agora a receita da meia. Você vai precisar de 2 alfinetes para colocar pontos à espera.

Esta é uma receita de meia aberta para fazer com agulhas retas.
Começa assim:

Monte 41 pontos e trabalhe 7 carreiras em barra 1 / 1.

Comece então a fazer o ponto das rosinhas. Eu fiz 1 vez e meia a receita (até a carr. 5)

Na última carreira diminua 1 ponto = 40 pontos

Faça então as diminuições. A partir daqui você vai trabalhar em ponto meia :

Carr. 1: 5 m, 2pjm, trabalhe em meia até os últimos 7 pontos, 1 ms, 5 m.

Carr. 2 : em tricô

Carr.3 : 4 m, 2pjm, trabalhe em meia até os últimos 6 pontos, 1 ms, 4 m.

Carr. 4: em tricô

Carr. 5: 3 m, (2pjm, 7 m) 3 vezes, 2pjm, 4 m = 32 pontos

Comece a fazer o peito do pé:

Carr. 6: 9 t, volte

Trabalhe 9 carreiras em ponto meia apenas nestes 9 pontos.
Continue então a trabalhar apenas nos 9 pontos, agora você vai diminuir:

Carr. 1: 3 t, 2pjt, 1 t, volte
Carr. 2: passe 1 ponto sem fazer, 4 m
Carr. 3: 4 t, 2pjt, 1 t, volte
Carr. 4: passe 1 ponto sem fazer, 5 m
Carr. 5: 5 t, 2pjt

Corte o fio e coloque estes 9 pontos à espera no alfinete.
Com o verso do trabalho voltado para você, passe os próximos 14 pontos para o segundo alfinete e deixe também à espera.

Emende o fio nos 9 pontos restantes e trabalhe em tricô.Trabalhe então mais 8 carreiras em ponto meia apenas nestes pontos e comece a diminuição deste lado:
Carr. 1: 3 m, 1 ms, 1 m, volte
Carr. 2: passe 1 sem fazer, 4 t
Carr. 3: 4 m, 1 ms, 1 m, volte
Carr. 4: passe 1 sem fazer, 5 t
Carr. 5: 5 m, 1 ms, volte
Carr. 6: passe 1 sem fazer, 5 t

Carr. 7: 6 m, levante 8 pontos na borda e trabalhe-os em meia, 14 m do alfinete 2, levante 8 pontos na borda seguinte e trabalhe-os em meia, 6 m do alfinete 1. Agora você tem 42 pontos na agulha.

Faça a próxima carreira em tricô.

Agora você vai começar a diminuir de novo:

Carr. 1: 12 m, 2pjm, 14 m, 1 ms, 12 m
Carr.2 : t
Carr. 3:  11 m, 2pjm, 14 m, 1 ms, 11 m
Carr. 4: t
Carr. 5:  10 m, 2pjm, 14 m, 1 ms, 10 m
Carr. 6: t
Carr. 7:  9 m, 2pjm, 14 m, 1 ms, 9 m

Trabalhe agora 13 carreiras em ponto meia 

Faça então a ponta do pé:

Carr. 1: 1 m, (1 ms, 6 m) 4 vezes, 1 m
Carr. 2 e todas as pares até a carr. 8: em tricô
Carr. 3: 1 m, (1 ms, 5 m) 4 vezes, 1 m
Carr. 5: 1 m, (1 ms, 4 m) 4 vezes, 1 m
Carr. 7: 1 m, (1 ms, 3 m) 4 vezes, 1 m
Carr. 9: 1 m, (1 ms, 2 m) 4 vezes, 1 m
Carr. 10: 2pjm em toda a carreira

Não arremate. Passe um fio pelos pontos restantes e dê um nó firme.

Pronto gente, agora é só bordar :-D

Eu fiz um nózinho francês em cima de cada rosinha da receita. Você faz nó francês assim:

As folhinhas eu tenho certeza que você vai saber fazer melhor do que eu..rs

E pronto! Uma meinha para bebê que você pode presentear.

Bjs, e até a próxima!