quinta-feira, 16 de julho de 2015

Workshop: Touca em tricô para bebê

Olá!

Enquanto alguns trabalhos estão nas agulhas (como sempre ..rs), 

resolvi elaborar esta receitinha de touca para bebê

A touca serve para bebês de 3 a 6 meses e foi feita com restinhos de fio Todo dia branco e fio Cristal creme usado juntos na confecção.

Eu usei agulha número 4 mas você pode usar o fio e agulha da sua preferência.

Primeiro vou deixar aqui a receita do ponto que eu achei muito bonitinho e assim você também pode usar para outros trabalhos. 

Você vai precisar de uma agulha auxiliar para colocar pontos à espera como se fosse fazer tranças mas o ponto é super fácil,olha no detalhe:

Anota então aí:

(Múltiplo de 4 + 5 pontos)

*Quando passar o ponto sem fazer, passe como se fosse trabalhar em tricô

m - meia
t - tricô
2pjm - dois pontos juntos em meia

Carr. 1: 1 m, passe 1 ponto sem fazer com o fio atrás do trabalho, *3 m, passe 1 ponto sem fazer com o fio atrás do trabalho* repetir ** terminando com 3 m

Carr. 2: 3 t, *passe 1 ponto sem fazer com o fio na frente do trabalho, 3 t* repetir ** terminando com passe 1 sem fazer, 1 t.

Carr. 3: 1 m *coloque o próximo ponto numa agulha auxiliar na frente do trabalho, 2 m, trabalhe em meia o ponto da agulha auxiliar, 1 m* repetir ** até o fim

Carr. 4: em tricô

Carr. 5: 2 m *3 m, passe 1 ponto sem fazer com o fio atrás do trabalho* repetir ** terminando com 3 m

Carr. 6: 3 t *passe um ponto sem fazer com o fio na frente do trabalho, 3 t* repetir ** terminando com 2 t

Carr. 7: 2 m *1 m, coloque os próximos 2 pontos numa agulha auxiliar atrás do trabalho, 1 m, trabalhe em meia os pontos da agulha auxiliar* repetir ** terminando com 3 m

Carr. 8: em tricô

Repetir as 8 carreiras para o ponto

Agora a receita da touca. Ela é bem básica e foi feita aberta e depois costurada.

Eu fiz assim:

Monte 77 pontos e trabalhe 6 carreiras em ponto barra 1/1 ou a altura que você achar necessária.

Comece então a trabalhar no ponto acima até que fique com 10 cm.

Agora você vai fazer o alto da cabeça todo em ponto meia.

Trabalhe as diminuições da seguinte forma:

Carr. 1: 1 m, *2pjm, 10 m* repetir ** terminando com 2 m

Carr. 2 e todas as pares: em tricô

Carr. 3: 1 m *2pjm, 9 m* repetir ** terminando com 1 m

Carr. 5: 1 m *2pjm, 8 m* repetir ** terminando com 2pjm

Carr. 7: 1 m *2pjm, 7 m* repetir ** terminando com 8 m

Carr. 9: 1 m *2pjm, 6 m* repetir ** terminando com 7 m

Carr. 11: 1 m *2pjm, 5 m* repetir ** terminando com 6 m

Carr. 13: 1 m *2pjm, 4 m* repetir ** terminando com 5 m

Carr. 15: 1 m *2pjm, 3 m* repetir ** terminando com 4 m

Carr. 17: 1 m *2pjm, 2 m* repetir ** terminando com 3 m

Carr. 19: 1 m *2pjm, 1 m* repetir ** terminando com 2 m

Carr. 21: 1 m, *2pjm até o final

Não arremate. Passe um fio pelos pontos restantes na agulha e dê um nó bem firme.

Uma dica: Se você quiser uma touca mais plana no alto da cabeça, vá apenas até a carreira 11 e depois pule para carreira 19.

Para uma touca assim pontuda siga todas as carreiras.

Agora é só costurar.

Os enfeites são por sua conta. Eu fiz para menina :-D

Depois vou colocar lá na loja (se não vender aqui rapidinho ..rs)

Bom tricô!

Bjs,

Licia 

2 comentários:

  1. Gostei do gorrinho... É bonito e fora do habitual! Guardei para fazer...
    Obrigada por partilhar...