domingo, 23 de agosto de 2015

Manta em Tricô para Sofá + Ponto de Tricô

Oi pessoal :-)

Finalmente terminei esta manta de sofá que eu estava fazendo.

Quem segue a minha página lá no Facebook sabe que ela estava se arrastando há um tempão..rs

Bom, na verdade ela saiu diferente do que eu esperava. Eu queria que fosse bem maior mas quando abri o segundo cone do barbante que eu usei a cor era totalmente diferente! 

Eu já tinha este fio há algum tempo e tenho quase certeza que eu não compraria os dois cones de partidas diferentes mas enfim...a solução foi fazer uma barra em crochê em volta da manta com o fio mais escuro e ficar deste tamanho mesmo (94 x 67 cm):

Eu usei o barbante Euro Roma 6 fios na cor 400 amarelo e agulha número 3,5. 

A agulha que eu usei é super fina para este fio mas eu gosto de fazer isto porque posso tricotar bem largo sem me preocupar que o ponto vai ficar todo feio e torto..rs. Eu tenho uma cisma com pontos mal feitos :-D

A manta ficou bem rústica e ideal para colocar no encosto do sofá mesmo. Eu tirei a foto do lado de fora porque no sofá em si iria ficar muito escura mas Aqui dá para ter uma boa ideia:

Este ponto da manta eu já coloquei 2 vezes lá na página do Facebook mas vou deixar aqui também para quem só visita o blog.

Eu adorei este ponto, fácil de fazer e muito bonito. Com um fio mais fino fica ainda melhor porque você pode ver mais o detalhe do ponto mas gostei do resultado na manta também:

Anota então a receita:

Japanese Feather

2pjm - dois pontos juntos em meia

ssk - se você não souber fazer o ssk substitua pelo mate simples.São pontos diferentes mas o efeito é o mesmo, uma diminuição direcionada para a esquerda.

(Múltiplos de 11 + 1)

Carreiras 1 e todas do avesso: 1 m *10 t, 1 m* repetir ** até o final

Carreiras 2, 4, 16, 18 (lado direito do trabalho): 1 t *10 m, 1 t* repetir ** até o final

Carreiras 6, 10, 14: 1 t *1 m, (laç, 1 m) 3 vezes, (ssk) 3 vezes, 1 t* repetir ** até o final

Carreiras 8 e 12: 1 t *1 m, (1 m, laç) 3 vezes, (ssk) 3 vezes, 1 t* repetir ** até o final

Carreiras 20, 24, e 28: 1 t *(2pjm,) 3 vezes, (1 m, laç) 3 vezes, 1 m, 1t* repetir ** até o final

Carreiras 22 e 26: 1 t *(2pjm) 3 vezes, (laç, 1 m) 3 vezes, 1 m, 1 t* repetir ** até o final

Repetir as 28 carreiras 

Pronto gente, é super fácil este ponto :-)

A minha manta já está lá na loja:

Até a próxima e bom tricô!

Bjs,

Licia

3 comentários:

  1. Oi Licia,
    muito linda essa manta.
    Tô conhecendo seu blog e seu Face hj e já estou amando.
    Fiquei com uma dúvida: para fazer manta vc usa algum tipo de agulhas especiais ou a q normalmente usamos para fazer tricô????
    Pergunto, devido ao número de pontos necessário para fazer essa largura. Fica fácil trabalhar com as agulhas ???
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Oi Deise,

    Para fazer peças grandes eu uso agulha circular com um fio longo. Embora seja circular você pode tricotar reto também com elas, é só não fechar o trabalho claro. Eu nem sei mais o que são agulhas retas..rs, eu faço tudo com agulhas circulares porque são bem mais confortáveis principalmente se você está fazendo algo pesado.
    Abs,
    Licia

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada Licia pela atenção.
    Estou admirando o seu trabalho, q são lindos!!!!!