sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Workshop: Aumentos em Tricô + Headband

Oi pessoal!

Hoje eu tenho um tempinho livre então vou deixar a receita desta headband aqui para vocês.

Este lustre ficou pequeno para ela..rs mas ainda assim é uma headband larga. Se você quiser uma menor é só usar um fio mais fino.

Para a receita desta headband você vai precisar fazer 3 tipos de aumentos diferentes. Vou aproveitar então e explicar como faz.

Ah, quero dizer mais uma vez que o blog não tem a intenção de ensinar tricô (algumas pessoas me cobram vídeos, uma coisa que jamais vou fazer porque tenho preguiça e não tenho tempo..rs), o que eu quero apenas é compartilhar algo que eu aprendi por aí:-D

Este padrão da headband eu já vi em vários sites, inclusive russos, mas eu peguei desta receita aqui:

Depois você pode até aproveitar e fazer para o inverno também, esta moça fez uma touca com ele, ficou legal:

Como sempre é difícil fotografar o vermelho mas o padrão é bem bonito, cheio de folhas:

Vou começar falando dos aumentos então. Os vídeos estão em inglês mas basta ver para entender.

Tipo de aumento 1: KFB (knit front and back): 

Este aumento você faz em meia, tricotando pela frente e por trás do mesmo ponto. É um dos aumentos mais usados nas receitas americanas. Veja como é simples:

Tipo de aumento 2:  M1 (make one)

Este é aquele aumento que você pega a laçada entre os pontos, coloca na agulha esquerda e tricota por trás para não ficar buraco.
Olha o vídeo:

Tipo de aumento 3: Purl increase (p - inc)

Este nada mais é que o mesmo tipo de aumento 1 mas feito em tricô. Você vai trabalhar o mesmo ponto pela frente e por trás em tricô.
Olha aqui:

Existem outros aumentos mas vou deixar só estes aqui que são os utilizados na headband.

Uma coisa que eu quero falar. Eu não tricoto no estilo inglês, que é o dos vídeos, eu tricoto no estilo continental. Se você também usa o continental é só adaptar para o seu estilo.

Neste vídeo você vê a diferença. Ela começa no estilo inglês e no fim da carreira passa para o continental:

Agora vamos fazer a headband! :-D

Eu usei fio Duna e agulha número 3 para a da foto mas você pode usar qualquer restinho de fio que você tiver aí.

Abreviações

md - mate duplo
2pjm - dois pontos juntos em meia
2pjt - dois pontos juntos em tricô
ssk - esta é uma diminuição direcionada para a esquerda. Se você não souber fazer pode substituir pelo mate simples mas vai ficar mais inclinada. Lá na página do Facebook tem um post só sobre isto.
aum. 1 - em meia pela frente e por trás (veja os vídeos)
aum. 2 - pegando a laçada entre os pontos e trabalhando por trás
aum. 3 - aumento em ponto tricô trabalhando pela frente e por trás

Bom, eu comecei a headband fazendo um I-cord

Mas de repente você pode preferir colocar um elástico, não sei.

Para fazer com o I-cord é só montar 3 pontos numa agulha circular ou de 2 pontas e fazer assim até ficar com o tamanho que você quiser:

Depois você vai ter que ir fazendo aumentos até ficar 30 pontos na agulha que é o necessário para fazer o motivo da headband.

Eu usei o aumento 1 em todos os pontos  intercalando com uma carreira em meia para não ficar grosseiro.

Quando você tiver 30 pontos na agulha é só começar a receita do ponto.

Atenção! A receita começa pelo lado avesso.

Carr. 1 (AVESSO): 2 t, 5 m, 5 t, 4 m, 3 t, 9 m, 2 t

Carr. 2: 2 m, 7 t, 2pjt, aum 1, 2 m, 4 t, 2 m, laç, 1 m, laç, 2 m, 5 t, 2 m

Carr. 3: 2 t, 5 m, 7 t, 4 m, 2 t, 1 m, 1 t, 8 m, 2 t

Carr. 4: 2 m, 6 t, 2pjt, 1 m, aum 3, 2 m, 4 t, 3 m, laç, 1 m, lac, 3 m, 5 t, 2 m

Carr. 5: 2 t, 5 m, 9 t, 4 m, 2 t, 2 m, 1 t, 7 m, 2 t

Carr. 6: 2 m, 5 t, 2pjt, 1 m, aum 3, 1 t, 2 m, 4 t, ssk, 5 m, 2pjm, 5 t, 2 m

Carr. 7: 2 t, 5 m, 7 t, 4 m, 2 t, 3 m, 1 t, 6 m, 2 t

Carr. 8: 2 m, 4 t, 2pjt, 1 m, aum 3, 2 t, 2 m, 4 t, ssk, 3 m, 2pjm, 5 t, 2 m

Carr. 9: 2 t, 5 m, 5 t, 4 m,2 t, 4 m, 1 t, 5 m, 2 t

Carr. 10: 2 m, 5 t, laç, 1 m, laç, 4 t, 2 m, 4 t, ssk, 1 m, 2pjm, 5 t, 2 m

Carr. 11: 2 t, 5 m, 3 t, 4 m, 2 t, 4 m, 3 t, 5 m, 2 t

Carr. 12: 2 m, 5 t, (1 m, 1 laç) duas vezes, 1 m, 4 t, 1 m, aum 2, 1 m, 2pjt,  2 t, md, 5 t, 2 m

Carr. 13: 2 t, 9 m, 3 t, 4 m, 5 t, 5 m, 2 t

Carr. 14: 2 m, 5 t, 2 m, laç, 1 m, laç, 2 m, 4 t, 1 m, aum 1, 1 m, 2pjt, 7 t, 2 m

Carr. 15: 2 t, 8 m, 1 t, 1 m, 2 t, 4 m, 7 t, 5 m, 2 t

Carr. 16: 2 m, 5 t, 3 m, laç, 1 m, laç, 3 m, 4 t, 2 m, aum 3, 1 m, 2pjt, 6 t, 2 m

Carr. 17: 2 t, 7 m, 1 t, 2 m 2 t, 4 m, 9 t, 5 m, 2 t

Carr. 18: 2 m, 5 t, ssk, 5 m, 2pjm, 4 t, 2 m, 1 t, aum 3, 1 m, 2pjt, 5 t, 2 m

Carr. 19: 2 t, 6 m, 1 t, 3 m, 2 t, 4 m, 7 t, 5 m, 2 t

Carr. 20: 2 m, 5 t, ssk, 3 m, 2pjm, 4 t, 2 m, 2 t, aum 3, 1 m, 2pjt, 4 t, 2 m

Carr. 21: 2 t, 5 m, 1 t, 4 m, 2 t, 4 m, 5 t, 5 m, 2 t

Carr. 22: 2 m, 5 t, ssk, 1 m, 2pjm, 4 t, 2 m, 4 t, laç. 1 m, laç, 5 t, 2 m

Carr. 23: 2 t, 5 m, 3 t, 4 m, 2 t, 4 m, 3 t, 5 m, 2 t

Carr. 24: 2 m, 5 t, md, 2 t, 2pjt, 1 m, aum 2, 1 m, 4 t, (1 m, 1 laç) duas vezes, 1 m, 5 t, 2 m

Repetir as 24 carreiras

O meu ficou com 37 cm de comprimento, acho que fiz umas 4 repetições e 10 cm de largura depois de blocado. 

Peguei a minha mãe como modelo...rs

Para finalizar você vai diminuindo aos poucos até ficar com 3 pontos, o contrário do que você fez no início, terminando com o I-cord.

Depois é só blocar para abrir porque ele enrola um pouco nas bordas.

Eu tenho outras headbands então devo colocar esta lá na loja, depois passa lá:

Mesmo que você ache a receita complicada de início, vale a pena tentar. Nada ensina melhor do que um monte de erros...:-D

Bom tricô!