segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Dicas de Tricô :Pontos Básicos de Tricô

Olá pessoal!

Este post é uma cópia de um post que eu fiz lá na nossa página do Facebook.

Como as pessoas geralmente fazem as mesmas perguntas, decidi deixar como post aqui porque é bem mais fácil de localizar. 

No Facebook esta é uma tarefa mais complicada, nem eu acho o que eu postei às vezes e perco um tempão procurando.

Então, segue o post para quem quiser aperfeiçoar o tricô e assim fazer peças lindas :-)

***

"Não tem jeito! Se você quer fazer peças minimamente bonitas você vai ter que aprender algumas técnicas básicas do tricô.

Enquanto algumas técnicas você só vai usar numa receita ou outra, também tem as que serão necessárias em praticamente toda receita que você quiser fazer, exceto é claro se você pretende ficar fazendo só cachecol em ponto tricô e meia...-D

Falando nisso, a minha mãe me ensinou só a montar os pontos e a fazer o meia e o tricô. TODO o resto eu aprendi sozinha, assistindo vídeos e errando muito então você também pode por mais iniciante que você seja..

Vou deixar aqui então o que eu considero básico que toda tricoteira saiba exceto o ponto meia e o ponto tricô é claro você já sabe 
Emoticon grin
Diminuições (entre parênteses a abreviação em inglês):

Mate Simples (SKP / SKPO) - esta é uma diminuição direcionada para a esquerda muito usada. Você faz assim:

Mate Duplo (SK2P) - diminuição dupla para a esquerda, como o nome já diz você vai diminuir 2 pontos de uma vez.
Faz assim: 

Mate Duplo Central (S2KP) - diminuição também dupla só que neste caso a direção do ponto fica centralizada e não para a esquerda.
faz assim:

SSK - o famoso ssk..rs, muito encontrado em receitas em inglês. O SSK é uma diminuição simples para a esquerda só que ele fica menos inclinado. Treina fazer ele bastante porque em muitas receitas aqui você vai precisar..rs.
Também tem o duplo que é o SSSK mas como é pouco usado vamos deixar para depois. Por enquanto treina este.
Faz assim:

SSP - esta é a versão em tricô do SSK, geralmente feito no avesso.
Faz assim:

Vou deixar de fora os dois pontos juntos em meia ou tricô porque acho que estes você já sabe.
Aumentos:
Aqui um aviso. quando eu comecei a tricotar, eu já fazia as receitas em inglês então eu nem sei os nomes destes aumentos em português mas você vai entender direitinho como faz só olhando os vídeos.

Vou deixar aqui os mais usados.

KFB (knit front and back) - neste caso você vai aumentar um ponto trabalhando pela frente e por trás do mesmo ponto em meia.
Faz assim: 

PFB (purl front and back) - é o mesmo tipo de aumento do anterior só que feito em tricô.
Faz assim:

M1 (make one) - neste aumento você vai pegar a laçada entre 2 pontos. Para as mais adiantadas tem as versões para a esquerda e para a direita mas aqui vou deixar apenas a mais comum.
Faz assim:

Gente, estes são os pontos básicos, na minha opinião. Sabendo estes já vai dar para fazer coisas lindas e com o tempo é claro, você vai aprendendo mais.

Quem quiser começar a treinar o mate simples e o mate duplo pode fazer a receita da foto:

Bom tricô!