Procure no Blog

É proibido a reprodução total ou parcial do conteúdo deste blog sem a prévia autorização do autor.



segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Dicas de Tricô: Fair Isle / Jacquard


Olá! :-)

Desde sempre eu tenho esta paixão por tudo que é colorido então hoje eu quero falar sobre uma técnica que eu NÃO sei fazer..-D mas que estou aprendendo!: o Fair Isle ou Jacquard.

Eu simplesmente adoro esta técnica e já me arrisquei a fazer várias vezes só que agora estou percebendo o quanto eu fazia tudo errado...rs

Bom, eu adoro aprender coisas novas e o que eu vou deixar aqui é simplesmente algumas descobertas porque como eu disse, ainda tenho que praticar muito para ficar bom!

Falando em aprender tenho notado um fato engraçado em grupos e até na minha página no Facebook, de como algumas pessoas tem a dificuldade em assumir que não sabem uma técnica ou outra.

 É como se houvesse uma competição de quem sabe mais isso ou aquilo.

Algumas dizem que já fizeram determinada técnica mas nunca conseguem mostrar o resultado do trabalho e não sabem sequer dizer onde aprenderam..rs e quando você visita o espaço delas você nota o quão amador é o que fazem. 

Eu ainda não entendi onde está a vergonha em aprender alguma coisa..rs mas enfim, não é meu problema. 

É só que meu olho clínico de virginiana pode não saber fazer várias coisas mas sabe reconhecer na hora algo bem feito..rs, então fica difícil me convencer.

Mas falando agora do que eu descobri :-)

Estava eu fazendo este sapatinho:


E resolvi pesquisar na internet sobre como fazer o Fair Isle mais perfeito.

Acabei descobrindo várias coisas legais e o quanto eu não sabia de nada :-D

A primeira técnica legal que eu descobri é que você pode segurar os fios cada um numa mão e trabalhar uma cor no método continental e a outra cor no método inglês.

Se você não sabe qual é o método que você usa para tricotar é só dar uma olhada no Google que você descobre rapidinho. 

Eu uso o método continental que foi como a minha mãe me ensinou o que é uma sorte porque o método inglês é bem mais fácil. 

O método continental eu já li em algum lugar é considerado mais profissional.

Olha então este vídeo de como tecer com duas cores em dois métodos diferentes. Do lado direito da tela é feito o método inglês de tecer e do lado esquerdo o método continental. 

Desta forma os fios não se embolam (eu ficava louca com isso..rs). 

O vídeo é em inglês mas basta ver a imagem para entender :





Outra técnica que eu andei descobrindo é a que prende o fio quando a distância entre as cores é muito longa. 

Para não ficar aquele fio enorme pendurado no avesso, você tem que prender a cor que não está sendo usada a cada 4 ou 5 pontos.

Olha como se faz no direito do trabalho:



E no avesso em tricô:



Gente, estou mostrando isso mas ainda tenho que treinar muiiito..rs. 

Atualmente o meu Fair Isle sempre sai um pouco repuxado ou largo, para mim é difícil manter o fio mais larguinho no tricô continental e mais justo no inglês mas um dia eu chego lá ;-D:


Enquanto isso fico namorando tudo de lindo que tem para fazer na internet. 

Olha este xale, o interessante é que ele é todo feito com agulha circular para evitar o avesso e depois é cortado!


A foto é deste perfil do Ravelry:  http://www.ravelry.com/projects/roenne/thistle

mas a receita é grátis e você pega aqui:

É claro que este é um sonho distante..rs mas no Pinterest você encontra vários padrões para treinar, é só digitar Fair Isle:

Fonte: Pinterest

Este aqui também é maravilhoso para sonhar (eu sonho alto!..rs)

Fonte: Pinterest


No Brasil eu não encontrei nada ensinando a fazer o Fair Isle mas tenho certeza que muita gente faz só que de repente não tem interesse em divulgar na internet.

Mas você encontra este artigo bem completo que explica direitinho os diferentes métodos de trabalhar com cores e suas definições:


Bom, é isso!

Quando eu for me aperfeiçoando mais vou contando aqui.

Ah, outra coisa que eu faço há muito tempo e adoro é o ponto cruz mas o avesso ainda não é perfeito...rs


É a velha história: vivendo e aprendendo :-D

Bjs e até a próxima!

Licia 











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos por e-mail