terça-feira, 6 de setembro de 2016

Workshop: Touca para Bebê em Tricô

Olá! :-)

Sabe quando você termina um projeto, no caso a mantinha do post abaixo, e fica se sentindo meio órfã, sem nada para fazer?

Então, era assim que eu estava me sentindo :-D

Aí eu tinha este novelo aqui de fio e resolvi criar uma touca para bebê:

Já adianto que este fio é super fino então a touca ficou super pequena, tipo recém nascido mesmo.

Mas isto não tem a mínima importância, uma simples troca de fio ou um aumento no início dos pontos podem tranquilamente mudar isto.

A receita é super fácil! Primeiro que é uma touca costurada:

E os pontos utilizados são os básicos do tricô.

Anota então a receita:

Abreviações

2pjm - dois pontos juntos em meia

3pjm - 3 pontos juntos em meia

Vamos começar pelo ponto fantasia. Eu tinha este ponto anotado então não sei o nome oficial dele.

Ponto Fantasia

Múltiplo de 4 + 1

Carr. 1: 2 m *1 t, 3 m* repetir ** até os 3 últimos pontos, 1 t, 2 m

Carr. 2: 2 t *1 m, 3 t* repetir ** até os últimos 3 pontos, 1 m, 2 t

Carr. 3: 2pjm, laç *1 t, laç, 3pjm, laç* repetir ** até os 3 últimos pontos, 1 t, laç, 2pjm

Carr. 4: 1 m *3 t, 1 m* repetir ** até o final

Carr. 5: 1 t *3 m, 1 t* repetir ** até o final

Carr. 6: como a carr. 4

Carr. 7: 1 t *laç, 3pjm, laç, 1 t* repetir ** até o final

Carr. 8: como a carr. 2

Repetir as 8 carreiras

Agora vamos começar a touca:

Eu montei 78 pontos porque queria fazer barra 2/2. Se você quiser também quando fizer a última carreira da barra vai ter que diminuir 1 ponto para que fique múltiplo de 4 + 2 e o ponto dar certo. Se você quiser fazer barra 1/1 é só começar com 77 pontos.

Como eu falei, a touca ficou pequena, tamanho RN, para aumentar é só colocar mais pontos (que sejam múltiplo de 4 +2!) ou usar um fio mais grosso. Tudo vai depender do fio de da agulha que você usar. Eu usei agulha nr 3 para este fio.

Vou deixar aqui então como eu fiz. Faça as adaptações que você julgar necessárias.

Monte 78 pontos e trabalhe 12 carreiras em barra 2/2 fazendo uma diminuição na última carreira.

Agora trabalhe em ponto fantasia. Eu fiz 2 repetições completas e na terceira fui até a carreira 6. 

Como base você pode medir uns 10 cm da barra até o começo do topo da cabeça ou mais se você quiser dobrar a barra por exemplo.

Agora é só fazer o topo da cabeça da seguinte forma:

Carr. 1: 1 m *2pjm, 10 m* repetir ** até o final terminando com 2 m

Carr. 2 e todas as pares: em tricô

Carr. 3: 1 m *2pjm, 9 m* repetir ** até o final terminando com 1 m

Carr. 5: 1 m *2pjm, 8 m* repetir ** até o final terminando com 2 pjm

Carr. 7: 1 m *2pjm, 7 m* repetir ** até o final terminando com 8 m

Carr. 9: 1 m *2pjm, 6 m* repetir ** até o final terminando com 7 m

Carr. 11: 1 m *2pjm, 5 m* repetir ** até o final terminando com 6 m

Carr. 13: 1 m *2pjm, 4 m* repetir ** até o final terminando com 5 m

Carr. 15: 1 m *2pjm, 3 m* repetir ** até o final terminando com 4 m

Carr: 17: 1 m *2pjm, 2 m* repetir ** até o final terminando com 3 m

Não arremate. Passe um fio nos pontos restantes e dê um nó firme

Para fazer o pompom eu usei este método aqui mas eu costumo usar aquele do papelão redondo só que eu não achei o meu..rs

Depois é só costurar e e finalizar bonitinho escondendo os fios.

Pronto, você já tem uma touquinha para doar ou presentear:

Lembrando: 

Esta receita foi criada por mim, ao compartilhar dê os créditos.

Aliás, dê os créditos de tudo que você souber a origem. Na minha página no Facebook tudo tem sempre os links na medida do possível, este é correto na minha opinião.

Ah se você quiser me achar no Instagram é só procurar por @miauatelier

Um beijo meu e da dupla dinâmica:

Marie (minha pretinha linda) e Frederico (meu tigrão) rss:

Até a próxima!

Licia

Um comentário:

  1. Tudo bem explicadinho. Facilita muito a nossa vida de tricoteiras. Parabéns pelos seus trabalhos e pelas postagens também. Obrigada!