Procure no Blog

É proibido a reprodução total ou parcial do conteúdo deste blog sem a prévia autorização do autor.



sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Gola em Tricô + Opinião Miau Atelier: Fio Balloon + Workshop: Ponto de Tricô


Olá ! :-)

Hoje o post é longo para aproveitar o dia livre..rs mas vou tentar ser concisa.


Sobre o Fio Balloon

Esta semana, para quem só acompanha o blog e não soube, eu ganhei um presentinho da Fios Pingouin referente aquele concurso da Receita da Leitora que eu participei.

Além de uma bolsa super legal para guardar fios vieram também 3 novelos do fio Balloon.



Eu já queria experimentar este fio há tempos mas sempre esquecia de comprar. 

Como por aqui perto é difícil de encontrar tenho que comprar online e com a minha atual mania que é a costura (e compra de material desta área) quando eu lembrava já era tarde.

Bom, assim que recebi quis logo experimentar! :-D

Primeiro, para quem não sabe eu não uso fios com componentes animais então a minha alternativa é sempre o algodão ou o fio sintético.

É claro que eu prefiro o algodão! Aliás o meu sonho de consumo é comprar tudo deste site aqui:


Enquanto preservo a minha sanidade e o meu bolso, vou tentando achar fios bons de algodão aqui no Brasil mesmo :-D

Existem poucos mas bons fios de algodão no Brasil mas o melhor na minha opinião ainda é o fio Bella, por isso que eu uso tanto! rs

A torção do fio Bella, as cores e a maciez ainda não encontrei melhor. 

Quando eu quero um fio mais grossinho de algodão eu uso o Duna da Círculo que também é excelente mas como eu faço peças mais delicadas fica mais difícil adaptar.

O fio Esterlina da Coats também é sensacional mas no geral eu acho muito fino para as minhas peças. Acho que ele serve mais para o crochê e para mim eu uso em bordados. Amo :-)

Eu adoro crochê, já comentei que aprendi sozinha lendo uma revista mas eu pessoalmente acho o tricô uma técnica muito mais sofisticada e desafiante e é por isso que prefiro.

Existe o crochê super elaborado também mas eu nunca vi no Brasil, vejo sempre o mesmo estilo de peças e por isso não me interesso muito.

Bom, tudo para falar que a linha é sempre associada ao crochê por aqui e por isso é difícil encontrar numa espessura que me agradaria..rs

Voltando para o fio Balloon!

O fio é bem bacana e numa espessura que eu considero ideal! Um pouco mais grossa que o fio Bella.

A composição é 58 % algodão e 42 % acrílico e parece que tem muitas cores interessantes. 

Este é um fio macio ao toque e o efeito dele no tricô é muito bom MAS ele tem um defeito: a gente sente algo artificial nele, é claro. Ele parece uma borrachinha, sei lá..rs

Gente, esta é a opinião de quem é apaixonada por fios de algodão. No meu mundo ideal a Pingouin faria um fio Bella na mesma espessura do Balloon e eu ficaria feliz :-D

Se você não tem nenhum problema com isso você vai adorar este fio. Ele é macio como eu falei e o efeito é bem bacana - recomendo.

Acho que vou experimentar os outros numa roupinha de bebê para ver como fica.

Ah e o fio rende! Fiz a gola e ainda sobrou aquele pouquinho da foto.

Sobre a Gola

No mesmo dia que eu recebi os fios eu vi este ponto da gola e postei lá na página do Facebook.

Adorei este ponto. Como o fio é escuro ele não aparece tanto quanto no site original mas ainda assim achei que ficou bonita.

Agora observando bem já achei vários erros no meu tricô! rs
Isto é o que dá querer fazer algo rápido mas como dizia alguém que não lembro agora, é melhor não ficar olhando fixamente para o seu tricô..rs

Aliás a primeira foto está de cabeça para baixo..rs mas de todo jeito fica bonito.

Para fazer a gola usei 150 pontos. 
Comecei fazendo uma barra 2/2 por 10 carreiras 



Embora o rótulo do fio Balloon sugira agulhas 4,5 a 5,5 eu continuei com a minha nr. 3 mesmo porque não suporto pontos largos :-D

A gola foi feita aberta e depois costurada:



A Receita do Ponto:

Este ponto foi publicado na timeline da minha página no Facebook mas vou deixar aqui também caso você não me acompanhe lá.


Neste ponto você vai ter que fazer o ssk então já sabe, é só ir aqui no blog neste post se não souber como fazer:


Este ponto é deste site aqui:

http://www.knittingstitchpatterns.com/…/alsacian-scallops.h…

Anota então a receita:

Alsacians Scallops

m - meia

t - tricô

laç - laçada

ssk - veja no blog

wrap -
trabalhe 4 pontos em tricô, coloque-os numa agulha auxiliar e então enrole o fio 3 vezes em volta dele no sentido horário. Agora coloque-os de volta na agulha direita.

Múltiplo de 21 + 3

Carr. 1: (avesso): em meia

Carr. 2: (direito) em tricô

Carr. 3: em meia

Carr. 4: 1 m *laç, 21 m* repetir ** até os últimos 2 pontos, 2 m

Carr. 5: 2 t *(1 t, 3 m) 5 vezes, 2 t* repetir ** até o último ponto, 1 t

Carr. 6: 1 m *1 m, laç, 1 m (3 t, 1 m) 5 vezes, laç* repetir ** até os últimos 2 pontos, 2 m

Carr. 7: 2 t *2 t, (3 m, 1 t) 5 vezes, 2 t* repetir ** até o último ponto, 1 t

Carr. 8: 1 m *(1 m, laç) 2 vezes, (ssk 2 t) 5 vezes, (1 m, laç) 2 vezes* repetir ** até os últimos 2 pontos, 2 m

Carr. 9: 2 t *4 t (2 m, 1 t) 5 vezes, 4 t* repetir ** até o último ponto, 1 t

Carr. 10: 1 m *(1 m, laç) 4 vezes, (ssk 1 t) 5 vezes, (1 m, laç) 4 vezes* repetir ** até os últimos 2 pontos, 2 m

Carr. 11: 2 t *8 t (1 m, 1 t) 5 vezes, 8 t * repetir ** até o último ponto, 1 t

Carr. 12: 1 m *8 m (ssk) 5 vezes, 8 m* repetir ** até os últimos 2 pontos, 2 m
Carr. 13: 2 t *8 t, wrap, 9 t*, repetir até o último ponto, 1 t

Carr. 14: meia

Repetir as 14 carreiras.

Eu gostei muito do resultado da gola:


Embora já seja primavera você pode adquirir lá na loja e guardar para o próximo outono ou usar quando for viajar :-)

Todos os dados sobre ela estão lá. Vem fazer uma visita!





A minha ajudante desta vez foi a Khaleesi. Como você pode ver ela é muito útil :-D
Ela também quer te convidar para nos acompanhar lá no Instagram, tem muitas fotos de gatos ..rss
É so procurar por:
@miauatelier



Um beijo nosso e até a próxima!

Licia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos por e-mail