terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Touca Slouch em Tricô

Olá! :-)

Ontem terminei esta touca slouch então vou falar um pouquinho dela aqui.

Esta é uma receita que eu criei mas acabei não anotando. De qualquer forma vou deixar mais ou menos como eu fiz.

A minha já está lá na loja e você pode adquirir via Paypal ou depósito bancário.

O novo endereço da loja é :

Deixa eu te falar da touca! :-D

Eu adoro este tipo de touca caída, acho que tem um toque bem moderno.

"Slouch" em inglês quer dizer desleixado e é este mesmo o efeito legal dela..rs

Esta minha foi feita totalmente sem costuras começando com agulha circular (que eu tenho uma com o fio bem pequeno) e terminando com agulhas de duas pontas.

Eu comecei então montando 130 pontos, fechei na agulha circular e trabalhei algumas carreiras em barra 2/2

Depois fiz 3 carreiras de aumentos em meia até obter 145 pontos. 

Este número de pontos foram necessários para fazer o ponto rendado que eu vou te passar logo abaixo.

Não me pergunte que ponto é este...rs, eu achei num dos meus caderninhos antigos e como era um lace achei que ficaria legal para fazer uma touca leve.

Eu usei fio Bella (que eu não tenho o rótulo) e agulhas nr 3.

O ponto é bem aberto e fica um efeito legal na touca:

Ele é feito assim:

Múltiplo de 8 + 1

2pjm - dois pontos junto em meia

Carr. 1: *1 m, ssk, (1 m, laç) 2 vezes, 1 m, 2pjm* repetir ** terminando com 1 m

Carr. 2 e todas as pares : em meia

Carr. 3: *1 m, ssk, laç, 3 m, laç, 2pjm* repetir ** até o final terminando com 1 m

Carr. 5: *1 m, laç, 1 m, 2pjm, 1 m, ssk, 1 m, laç* repetir ** terminando com 1 m

Carr. 7: *2 m, laç, 2pjm, 1 m, ssk, laç, 1 m* repetir ** terminando com 1 m

Carr. 8: em meia

Repetir as 8 carreiras

Bom, eu fiz 7 repetições do ponto porque a touca tem que ultrapassar a cabeça para ficar caída:

Da barra até o final do ponto rendado ficou mais ou menos com 19 cm.

A partir daí começam as diminuições do alto da cabeça:

Eu diminuí para 140 pontos na primeira carreira e depois dividi e fui diminuindo um ponto a cada 14 pontos até restarem 5 pontos em cada setor de diminuição.

Eu não quis diminuir até o final para não fica pontuda e sim com este aspecto arredondado.

Depois é só passar um fio pelos pontos que restaram e dar um nó firme.

Esta não é uma receita, é só para dar uma ideia de como eu fiz. Se você quiser fazer é só ir testando e adaptando para o seu gosto.

Esta touca fica um tamanho para adultos e eu gostei muito do resultado :-)

Por hoje é só!

Bjs meus e do meu tigrinho preguiçoso Frederico:

Até a próxima!