Google+ Badge

Procure no Blog

É proibido a reprodução total ou parcial do conteúdo deste blog sem a prévia autorização do autor.



segunda-feira, 20 de março de 2017

Workshop: Gola em Tricô Mosaico


Olá! :-)

Ontem eu aproveitei que o clima estava super gostoso aqui e terminei de fazer a minha gola.

Vou deixar aqui porque eu quero que você conheça esta técnica super fácil de trabalhar com cores que é o tricô mosaico, se você ainda não conhecer é claro! rs

Não é a primeira vez que eu falo sobre isso, tem outros posts aqui no blog onde eu usei o tricô mosaico:





mas pode ser que você seja novo por aqui :-)

O tricô mosaico é uma forma super simples e fácil de trabalhar com cores porque os fios não se misturam. Você vai sempre fazer uma carreira de ida e de volta com a mesma cor.

Para fazer esta gola eu usei 1 novelo e mais um pouquinho da cor rosa e 1 novelo (ainda sobrou) da cor vinho:


Falando em fios, este fio é o Família. As cores são 1494 e 4302.

Esta é a prova que você pode fazer coisas bem interessantes com um fio barato, basta saber escolher as cores.

Quem me conhece sabe que sou adepta da simplicidade e que não uso fios com fibras animais então aproveito o que tem disponível no Brasil mesmo :-D

Eu ainda não descobri o nome deste ponto que eu usei para fazer a gola. Eu tenho hábito de anotar receitas que são curtas e acabo esquecendo de onde tirei mas provavelmente foi de algum livro, se eu descobrir eu conto.

Bom, a gola foi feita aberta e depois costurada ou seja, é apenas um retângulo, não tem mistério:


Eu comecei fazendo 5 carreiras em barra 2/2 , iniciei o ponto e terminei com mais 5 carreiras em barra.

Esta gola não vai para a loja (vai ser presenteada) mas como sobrou bastante fio acho que vou fazer outra para colocar lá. 

Na próxima vez pretendo aumentar a barra do início e do fim com mais carreiras para ver como fica.


Vou passar então a receita desta. Com o mesmo ponto você pode fazer outras coisas também, é só usar a criatividade :-D

Anota então primeiro o ponto:

Múltiplo de 4 + 1

*Passe o ponto sem fazer sempre como se fosse em tricô
** Repare que em algumas carreiras você terá um número de pontos maior do que o inicial mas eles serão diminuídos em uma próxima carreira voltando ao número normal

m - meia
t - tricô
laç - laçada
2pjm - dois pontos juntos em meia
ssk - se não souber fazer visite este post:



Carr. 1 com a cor A (no meu caso foi a rosa): 2 m *(1 m, laç, 1 m) no mesmo ponto, 3 m* repetir ** até o final terminando com 2 m

Carr. 2 (com a cor B): 2 t *passe 3 pontos sem fazer com o fio na frente do trabalho, 3 t* repetir até os últimos 5 pontos, passe 3 sem fazer, 2 t

Carr. 3: (com a cor B): 1 m *2pjm, passe 1 ponto sem fazer com o fio atrás do trabalho, ssk, 1 m* repetir ** até o final

Carr. 4 (com a cor A):  4 t *passe 1 ponto sem fazer com o fio na frente, 3 t* repetir ** terminando com 1 t

Carr. 5 (com a cor A): 4 m *(1 m laç, 1 m) no mesmo ponto, 3 m* repetir ** até o final terminando com 1 m

Carr. 6 (com a cor B): 4 t *passe 3 pontos sem fazer com o fio na frente, 3 t* repetir ** até o final terminando com 1 t

Carr. 7 (com a cor B): 3 m *2 pjm, passe 1 ponto sem fazer com o fio atrás, ssk, 1 m* repetir ** até o final terminando com 2 m

Carr. 8 (com o fio A): 2 t *passe 1 ponto sem fazer com o fio na frente, 3 t* repetir ** terminando com 2 t

Repetir as 8 carreiras 

Receita da gola:

Com o fio rosa monte 144 pontos na agulha 3,5 e trabalhe 5 carreiras em barra 2/2
Na última carreira aumente 1 ponto.

Passe para a agulha 4,5 e comece a trabalhar o ponto até atingir a altura necessária.

Diminua o 1 ponto e faça 5 carreiras em barra 2/2 mudando para a agulha 3,5.
Arremate e costure.

A minha gola ficou com 24 cm de comprimento e 36 cm de largura (já costurada)


Como eu disse esta gola não vai para a loja mas eu devo fazer outra para colocar lá.

Enquanto isso tem outra gola interessante na loja porque o outono começa hoje (oba!) :-D:


Para visitar a loja e ver o que tem disponível lá é só clicar no link abaixo:


Por hoje é só!

Meu gatinho órfão fez 2 meses ontem e manda um beijo :-)


Para me seguir no Instagram ou no Twitter é só procurar por @miauatelier

Gente, eu não dou conta de tantas redes sociais mas como dá para replicar os posts automaticamente em várias delas, é só você escolher a da sua preferência...rss

Bjs e até a próxima!

Licia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos por e-mail