quarta-feira, 10 de maio de 2017

Workshop: Touca Lilac Miau Atelier (3 a 6 meses)

Olá! :-)

Estes dias eu tenho tido vontade de tricotar mas não tenho ainda nada mais específico em vista então ando fazendo projetinhos pequenos e fáceis tipo esta touca para bebê que eu criei :-D

Esta touca você faz em algumas horas enquanto assiste TV.

A receita é básica tipo a botinha do post abaixo então vou deixar ela aqui caso você queira fazer também.

Eu usei um novelo de fio Família e agulhas 3,5 e 4,5
.
Você vai precisar de 2 marcadores, se você não tiver use pedacinhos de fios de outra cor. 

Eles nem são tão necessários assim, só vão marcar os pontos de borda mas como eu sempre me enrolo e esqueço deles eu gosto de marcar..rs

Bom, vamos para a receita!

Monte 80 pontos na agulha 3,5 e trabalhe 11 carreiras em barra 2/2 aumentando 3 pontos na última carreira.

Passe para a agulha 4,5 e coloque marcadores depois do primeiro e antes do último ponto. 

Estes serão os pontos de borda. Eles vão servir para ajudar na costura e devem ser trabalhados em meia no direito e em tricô no avesso.

Mas ATENÇÃO!

Os pontos de borda não constam na receita abaixo, faça por sua conta e depois comece a carreira.

Este ponto é múltiplo de 10 + 1 caso você queira usar em outras receitas.

Faça assim:

m - meia
t - tricô
ms - mate simples
md - mate duplo
laç - laçada
2pjm - dois pontos juntos em meia

O ponto começa pelo AVESSO, no caso esta será a carreira 12 se fosse contar desde o início.

Carr. 1: em tricô

Carr. 2: 1 m *laç, 3 m, 1 md, 3 m, laç, 1 m* repetir ** até o final

Repita as 2 últimas carreiras mais 3 vezes

Carr. 9: em tricô

Carr. 10: 2pjm *3 m, laç, 1 m, laç, 3 m, 1 md* repetir ** até os últimos 9 pontos terminando com 3 m, laç, 1 m, laç, 3 m, 1 ms

Repetir as 2 últimas carreiras mais 3 vezes

Repetir as 16 carreiras para o ponto completo

Faça apenas estas 16 carreiras para a touca e depois mais 1 carreira em tricô

Comece então as diminuições para o alto da cabeça, lembre de ir mantendo os pontos de borda.

Carreiras de diminuição:

1 m *2pjm, em meia, 10 m* repetir ** até o final trabalhando em meia os pontos que restarem

Avesso: sempre em tricô 

1 m *2pjm, em meia, 9 m* repetir ** até o final trabalhando em meia os 
pontos que restarem

1 m *2pjm, em meia, 8 m* repetir ** até o final trabalhando em meia os pontos que restarem

Continue diminuindo desta forma até que fique:

1 m *2pjm, em meia, 1 m* repetir ** até o final trabalhando em meia os pontos que restarem

Retire os marcadores e trabalhe a próxima carreira fazendo 2 pjm até o final.

Gente, eu não lembro quantos pontos restaram mas se não me engano foram 8, de qualquer forma são poucos.

Se você não gostar do biquinho no final você pode parar aí, é só passar um fio pelos pontos restantes e dar um nó firme.

Se você quer fazer o biquinho trabalhe mais 6 carreiras em ponto meia e depois arremate. 

O biquinho deve ser costurado pelo lado de fora e no final dele você passa o fio para dentro e costura o resto da touca pelo avesso normalmente.

Pronto, você já tem uma touquinha super charmosa. A minha eu enfeitei com lacinho:

Se você quiser adquirir esta é só ir na loja:

Para me seguir no Instagram ou Twitter procure por :

@miauatelier

Hoje quem vem mandar beijos comigo é a mamãe do Odin que resolveu aparecer por aqui.

Esta é uma gatinha super arisca e por isso ainda não conseguimos pegar e levar para esterilizar, uma pena.

Mas ela é linda :-)

Até a próxima então!