sábado, 7 de outubro de 2017

Workshop: Sapatinho Simples em Tricô (0 a 3 meses)

Olá! :-)

Eu tenho este hábito de tricotar um pouquinho à noite, eu acho relaxante.

O problema é quando não tenho nenhum projeto começado ou a vista :-D

É o caso deste sapatinho. 

Ele foi criado assim, com o intuito de fazer um pouquinho de tricô na semana então não se anime muito. É um sapatinho super simples e fácil de fazer, sem grandes elaborações mas como ficou bonitinho vou deixar a receita aqui. 

O ponto que eu usei é do livro "The Knitting Stitch Pattern Handbook" PORÉM acho que tem um erro na carreira 5 porque para mim não deu certo, não fechava a conta.

Então vou deixar a minha versão aqui que ficou legal :-D

Vamos começar pela receita do ponto. O nome dele é Diamond Jubilee

Múltiplos de 4 + 5

Abreviações para o ponto e o sapatinho:

t - tricô
m - meia
3pjm - 3 juntos em meia
laç - laçada
2pjt - dois juntos em tricô

Carr. 1: 1 t *3 m, 1 t* repetir ** até o final

Carr. 2 e todas as pares: acompanhando o ponto

Carr. 3: 1 t * 3pjm mas não retire da agulha, 1 laç, 3pjm no mesmo ponto e então retire da agulha, 1 t* repetir ** até o final

Carr. 5: 2 m *1 t, 5 m* repetir ** até o final terminando com 1 t

Carr. 7: 2 m *1 t, 3 m, 3pjm mas não retire da agulha, 1 laç, 3pjm no mesmo ponto e então retire da agulha* repetir ** terminando com 1 t, 2 m

Carr. 8: como a 2

Repetir as 8 carreiras

O ponto é só isso, olha como fica bonitinho:

Bom, agora o sapatinho

Este sapatinho ficou super pequeno mas ainda para medida de 0 a 3 meses. Você pode fazer um maior apenas mudando fio e agulha.

Este foi feito com fio Bella e agulhas nr 3 como sempre.

Olha esta tabelinha super útil que eu achei no Pinterest para saber tamanhos:

Este sapatinho ficou com 8 cm

Olha como faz:

Monte 33 pontos e trabalhe 1 repetição do ponto acima.

Trabalhe a próxima carreira em meia diminuindo 4 pontos distribuidamente = 29 pontos

 Trabalhe então o avesso em tricô e na próxima carreira faça assim:

Carr. 1: trabalhe 19 pontos em meia e volte
Carr. 2: trabalhe 9 pontos em tricô e volte

Nestes 9 pontos trabalhe 14 carreiras em ponto meia (meia no direito e tricô no avesso) para fazer o peito do pé. Quando terminar corte o fio deixando um pedaço grande para não desmanchar!

Agora com o trabalho de frente para você emende o fio no vão entre os pontos que estão na agulha direita e a lateral do peito do pé que você acabou de fazer.

Você vai então levantar 7 pontos na lateral do peito do pé.

Aqui uma dica para quem está começando:
Levante os pontos trabalhando-os ao mesmo tempo em meia. Se você levantar os pontos e DEPOIS trabalhar em meia vai ficar cheio de buracos. 

Então continuando: 
levante e trabalhe os 7 pontos da lateral em meia, trabalhe em meia os 9 pontos que estão na agulha, levante e trabalhe em meia 7 pontos da outra lateral e trabalhe em meia também os pontos restantes da agulha.

Você terá no total 43 pontos.

Trabalhe a próxima carreira em tricô.
Agora faça 1 carreira em meia aumentando 2 pontos = 45 pontos
Trabalhe o avesso em tricô.

Faça então mais 1 repetição do ponto Diamond

Trabalhe a próxima carreira em meia diminuindo 2 pontos = 43 pontos
Trabalhe o avesso em tricô.

Nas próximas carreiras você vai fazer a sola do sapatinho. Ela é feita toda em cordões de tricô:

Carr. 1: 2 t, 2pjt, 15 t, 2pjt, 1 t, 2pjt, 15 t, 2pjt, 2 t

Carr. 2: em tricô

Carr. 3: 2 t, 2pjt, 13 t, 2pjt, 1 t, 2pjt, 13 t, 2pjt, 2 t

Carr. 4: em tricô

Carr. 5: 2 t, 2pjt, 11 t, 1pjt, 1 t, 2pjt, 11 t, 2pjt, 2 t

Arremate

Agora é só costurar os sapatinhos

Os bordados nem vou comentar..rs, quem zoar do meu bordado eu fico de mal :-D

Como eu falei é um sapatinho super simples, uma receita bem básica para você fazer quando estiver aí de bobeira mas até que fica fofo:

Esta semana tem produto novo lá na loja que só hoje eu tive tempo de colocar.

É este vestidinho para meninas de 1 ano:

Ele tem a abertura das costas em forma de coração. Eu vi este modelo na internet e achei fofo:

Ele também vem com uma faixa para colocar na cintura ou na cabeça. Eu sou suspeita mas eu gostei :-D

Lá na loja tem todas as medidas para comparar antes de comprar. É só ir aqui:

Como eu sempre peço, leia a Política da Loja para saber como tudo funciona :-)

Agora quero achar algo maior para fazer em tricô, estou com saudades de projetos mais desafiantes, depois eu conto tudo!

Para me seguir no Instagram ou Twitter é só procurar por:
@miauatelier

Um beijo meu e da Marie que esta semana ficou presa no armário e a gente ficou procurando :-D

Até a próxima!