quarta-feira, 25 de abril de 2018

Workshop: Botinha em Tricô (0 a 3 meses)

Olá! :-)

Como sobrou um pouco de fio da gola (dá uma olhada no post anterior a este), resolvi fazer uma botinha. 

Aliás eu ando com vontade de fazer várias coisas e experimentar pontos, é só achar tempo mesmo..:-D

Este ponto é um daqueles que eu achei no Pinterest, no post da gola tem o link para o álbum onde ele está, tem um mais lindo que o outro. Estão todos em inglês mas este como é bem simples vou deixar aqui.

A receita da botinha é a que eu uso sempre e adoro com algumas modificações para acomodar o ponto.

Este ponto seria bem improvável para uma botinha mas eu estava querendo muito saber como ele ficava. 

Além do mais a minha mãe está tentando fazer um sapatinho há tempos para presentear (comentei lá no Facebook) e ainda não terminou nenhum..rs então este vai ficar de back up. 

Ela já experimentou várias receitas de blogs para iniciantes mas os sapatinhos fáceis geralmente tem pouca estrutura e o resultado é um sapatinho bem feinho rs

Bom, este ponto é muito fácil mas tem uma carreira onde você terá que fazer 4 pontos juntos em meia.

Não se apavore! 

Antes de começar veja este vídeo de como fazer os 4 pontos juntos sem nenhuma dificuldade. 

Isso foi a salvação para mim porque além de tricotar justo eu faço tricô continental então da maneira usual seria quase impossível:

Vamos começar pelo ponto então que você pode usar em vários trabalhos porque é muito bonitinho. Olha no detalhe:

O Nome do ponto é Sweet Shells

Múltiplo de 10 + 2

4pjm - 4 juntos em meia (veja o vídeo)

Carr. 1: 1 m *1 t, laç, 8 m, laç, 1 t* repetir ** terminando com 1 m

Carr. 2: 1 m * 2 m, 8 t, 2 m* repetir ** terminando com 1 m

Carr. 3: 1 m *2 t, laç, 8 m, laç, 2 t* repetir ** terminando com 1 m

Carr. 4: 1 m *3 m, 8 t, 3 m* repetir ** terminando com 1 m

Carr. 5: 1 m *3 t, laç, 8 m, laç, 3 t* repetir ** terminando com 1 m

Carr. 6: 1 m *4 m, 8 t, 4 m* repetir ** terminando com 1 m

Carr. 7: 1 m *4 t (4 pjm) 2 vezes, 4 t* repetir ** terminando com 1 m

Carr. 8: em meia

Carr. 9: 1 m, em tricô até o último ponto, 1 m

Carr. 10: em meia

Repetir as 10 carreiras

Agora a receita da botinha:

Monte 26 pontos e trabalhe 1 carreira em meia.

Carr. 1: 1 m, laç, 11 m, (laç, 1 m) 2 vezes, laç, 11 m, laç, 1 m.

Carreira 2 e todas as pares até a carreira 10: em meia, trabalhando as laçadas em meia pela alça de trás para não ficar buracos.

Carr. 3: 2 m, laç, 11 m, laç, 2 m laç, 3 m, laç, 11 m, laç, 2 m.

Carr. 5: 3 m, laç, 11 m, (laç, 4 m) 2 vezes, laç, 11 m, laç, 3 m

Carr. 7: 4 m, laç, 11 m, laç, 5 m, laç, 6 m, laç, 11 m, laç, 4 m

Carr. 9: 5 m, laç, 11 m (laç, 7 m) 2 vezes, laç, 11 m, laç, 5 m

Carr. 10: como a carr. 2 aumentando 2 pontos para acomodar o ponto. Verifique a contagem, acho que ficam 52 pontos na agulha ou seja múltiplo de 10 + 2.

Agora trabalhe 1 repetição do ponto Sweet Shells = 10 carreiras

Comece então o peito do pé:

Carr. 1: 29 m, 1 ms - volte
Carr. 2: passe 1 ponto sem fazer, 7 t, 2pjt - volte
Carr. 3: passe 1 ponto sem fazer, 7 m, 1 ms - volte

Repetir as carreiras 2 e 3 mais 5 vezes e depois a carreira 2 mais 1 vez.

Carr. 4: passe 1 ponto sem fazer, 7 m, 1 ms, meia até o final
Carr. 5: 21 t, 2pjt, tricô até o final = 35 pontos

Agora faça 1 carreira em meia diminuindo 3 pontos distribuidamente= 32 pontos

Faça então a próxima carreira em tricô

Faça 2 repetições do ponto Sweet Shells

Em seguida faça 6 carreiras em ponto barra 2 / 2

Arremate e costure a botinha.

Pronto, uma botinha simples que é sempre útil.

Eu usei este restinho de fio Família e agulhas nr 3 

Até que ficou fofa :-)

Eu comecei um novo bordado, enquanto eu não ficar satisfeita com os meus pontos não vou sossegar...rs

Outra coisa:

Se você tem gatinhos é sempre bom ter um matinho para eles comerem porque estão sempre se lambendo e engolindo pêlos que eles precisam colocar para fora.

A melhor solução é plantar milho de pipoca, é só colocar na terra que cresce rapidinho, olha o meu:

Depois é só dar para eles mastigarem que vão colocar tudo que tem direito para fora...rs, principalmente se você tem um cabeludo igual a este aqui em casa (o cinza da direita, o Jon):

Por hoje é só!

Bjs e até a próxima,

Licia 

Loja: http://miauatelier.iluria.com/

Instagram: @miauatelier